O Coritiba retomou a liderança do Ranking de Times da Série B, há menos de um mês para o início da competição. Com apenas 8 jogos disputados até na temporada, o segundo time que menos entrou em campo dos 20 clubes da Série B tem 6 vitórias, 1 empate e 1 derrota.
Líder na última parcial, o Náutico vem de dois jogos sem vencer, inclusive com derrota para o rival Sport no Pernambucano. O invicto Remo ocupa a 3ª colocação. O Avaí, sem perder há 12 jogos, pela primeira vez figura entre os 4 primeiros colocados.
Ranking de Times da Série B – temporada até Abril — Foto: (arte: Marcelo Raed)
1. Coritiba: retorna à liderança após tropeços do Náutico. Disputou apenas 8 partidas na temporada, com 6 vitórias (entre elas a classificação à 3ª fase da Copa do Brasil), 1 empate e 1 derrota, quando jogou com o time alternativo, pelo Paranaense, contra o Operário.
2. Náutico: vem de dois resultados ruins pelo Pernambucano, inclusive derrota no clássico contra o Sport. Tem agora 9 jogos na temporada, com 7 vitórias, 1 empate e 1 derrota, todos em partidas do Campeonato Pernambucano, uma vez que a equipe não disputa a Copa do Brasil.
4. Avaí: está há 12 jogos sem perder – a última derrota foi para o Brusque, em março. Em abril foram 9 jogos com 7 vitórias e 2 empates.
5. Cruzeiro: classificado para a 3ª fase da Copa do Brasil e em disputa da semifinal do Mineiro, o Cruzeiro segue próximo do G4 do Ranking com 7 vitórias, 3 empates e 4 derrotas em 14 jogos.
6. Vila Nova: classificado para a 3ª fase da Copa do Brasil e nas semifinais do Goiano, tem 14 jogos, com 8 vitórias, 3 empates e 3 derrotas na temporada.
7. Operário: apesar de ter vencido os rivais Athlético e Coritiba pelo Campeonato Parananense, oscilou bastante e foi eliminado na Copa do Brasil. Tem 10 jogos na temporada, com 5 vitória, 2 empate e 3 derrotas.
8. Brusque: eliminado na Copa do Brasil, disputa as semifinais do Catarinense com o Avaí. Tem 7 vitórias, 6 empates e 2 derrotas na temporada.
9. CRB: apesar da classificação à 3ª fase na Copa do Brasil, foi eliminado nas quartas de final na Copa do Nordeste. Tem 18 jogos na temporada, com 9 vitórias, 5 empates e 4 derrotas.
10. Vasco da Gama: venceu o clássico contra o Flamengo e obteve classificação na Copa do Brasil, mas não conseguiu avançar na disputa do Carioca. Tem mais empates que vitórias na temporada: 6 empates, 5 vitórias e 3 derrotas.
11. Vitória: equipe que mais jogou entre os 20 clubes da Série B, classificou à 3ª fase na Copa do Brasil e foi eliminado nas semifinais da Copa do Nordeste. Tem 20 jogos na temporada, com 8 vitórias, 8 empates e 4 derrotas.
12. Guarani: tenta a classificação às quartas de final do Paulista, mesmo alternando altos e baixos na temporada, com 4 vitórias, 2 empates e 4 derrotas em 10 jogos até aqui.
14. Botafogo: eliminado na 2ª fase da Copa do Brasil e na primeira fase do Carioca, tem 8 empates, 4 vitórias e 2 derrotas na temporada.
15. Ponte Preta: eliminação na Copa do Brasil para o Criciúma nos pênaltis e campanha mediana no Paulista, onde luta pela classificação às quartas de final. Tem 4 vitórias, 2 empates e 6 derrotas na temporada.
16. Confiança: eliminado na primeira fase da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil, tem 19 jogos na temporada com 8 vitórias, 7 empates e 4 derrotas.
17. Sampaio Corrêa: eliminado nas quartas de final da Copa do Nordeste e na primeira fase da Copa do Brasil, tem 17 jogos na temporada, com 6 vitórias, 6 empates e 5 derrotas.
18. GE Brasil: com a eliminação no Gaúcho, só volta à campo na disputa da Série B. São 5 derrotas, 3 empates e 3 vitórias em 11 jogos na temporada.
19. Goiás: o time, que já trocou de técnico na temporada, foi eliminado na 1ª fase da Copa do Brasil e nas quartas de final do Goiano. Tem 3 vitórias, 4 empates e 6 derrotas em 13 jogos.
20. Londrina: equipe que menos entrou em campo entre os 20 times da Série B, com 7 jogos disputados, e que ainda não venceu na temporada: 6 empates e 1 derrota. (Globo Esporte)