Em um duelo que teve ação decisiva do árbitro de vídeo para o resultado, o Grêmio venceu o Caxias por 2 a 1 na noite deste domingo, no Centenário, no primeiro jogo da semifinal do Gauchão. Diego Souza foi o destaque da partida ao marcar os dois gols tricolores. Marlon fez para o Grená. As decisões tomadas pelo árbitro Vinícius Amaral ao seguir orientação do VAR anularam um gol do Caxias por toque de mão no lance e concederam pênalti ao Grêmio em um pisão de Matheuzinho em Ferreira não notado pelo juiz. A expulsão de um membro da comissão técnica grená ainda no primeiro tempo tirou o técnico Rafael Lacerda do restante da partida, de acordo com o regulamento da competição.

Como fica?

O Grêmio terá a vantagem do empate na partida decisiva, às 16h do próximo domingo, na Arena. Para avançar, o Caxias precisará vencer por dois gols de diferença. Se vencer por um, a decisão será nos pênaltis. Não há gol qualificado.

Próximos jogos

A decisão da vaga na final do Gauchão ocorre no próximo domingo, às 16h, na Arena. Porém, na quinta-feira, o Grêmio entra em campo pela Sul-Americana. Também em Porto Alegre, recebe o Aragua, às 19h15, pela terceira rodada do Grupo H.

O Caxias teve a chance de virar logo aos 10 minutos, quando Thiago Sales cabeceou cara a cara com Brenno, mas o goleiro fez uma bela defesa. O Grêmio assumiu novamente a posse de bola, com dificuldades para infiltrar. Quando conseguiu, Maicon tabelou com Jean Pyerre e Diego Souza até sair na frente de Marcelo Pitol. O goleiro grená também agiu bem e fechou o chute do volante. Aos 33, novamente o VAR precisou ser acionado. Em lançamento de Lucas Silva para Ferreira dentro da área, o atacante sofreu um pisão de Matheuzinho, primeiramente não assinalado pelo árbitro. Com a ajuda do vídeo, assinalou a infração seis minutos depois. Diego Souza foi para a bola e converteu. Aos 51, Brenno espalmou chute desviado de Bruno Ré e garantiu a vitória tricolor.

Gol do Grêmio! Diego Souza converte pênalti aos 38' do 2ºT

VAR anula o gol do Caxias

O Grêmio saiu na frente com gol de Diego Souza aos 22 minutos de jogo. O Caxias empatou aos 38 com Tontini. Mas o árbitro de vídeo chamou a atenção de Vinícius do Amaral, pois havia um toque de mão no lance que originou o gol. O juiz de campo seguiu a orientação e anulou-o. Por reclamação, o médico do Caxias Rafael Lessa foi expulso. Como um membro da comissão técnica foi expulso, o regulamento prevê que o treinador precisa deixar a partida. Por isso, Rafael Lacerda também deixou o campo.

Arbitragem anula gol do Caxias por toque de mão de Gomez, aos 38' do 1ºT

Arbitragem anula gol do Caxias por toque de mão de Gomez, aos 38′ do 1ºT

VAR ajuda em pênalti para o Grêmio

O Caxias reagiu ao gol anulado e foi atrás novamente do empate nos acréscimos do primeiro tempo. Marlon marcou. No segundo tempo, com menos chances de ambos os lados, o vídeo auxiliou Vinícius do Amaral a apontar pênalti para o Grêmio em uma jogada aos 33 minutos. Lucas Silva lançou Ferreira na área, o atacante saltou para cabecear, mas sentiu um pisão de Matheuzinho. Sequer chegou na bola e caiu no gramado. O árbitro apontou escanteio. Porém, orientado pelo VAR, Amaral foi rever o lance à beira do campo e decidiu que houve a infração do meia do Caxias. Pênalti marcado e convertido por Diego Souza.

Com auxílio do VAR, arbitragem anula escanteio e marca pênalti para o Grêmio

Com auxílio do VAR, arbitragem anula escanteio e marca pênalti para o Grêmio

Sempre ele!

Alheio às polêmicas de arbitragem, Diego Souza segue fazendo gols a rodo. Marcou os dois da vitória gremista em Caxias do Sul e chegou a 11 em 10 jogos na temporada 2021. Assumiu a artilharia isolada do Gauchão com seis, dois à frente de quatro concorrentes. No primeiro desta noite, mostrou que é um centroavante puro. Aproveitou uma bola que sobrou na área e fuzilou, sem chance para o goleiro. No fim, converteu pênalti com classe e garantiu a vantagem na semifinal. (Globo Esporte)