O ex-zagueiro da seleção alemã Christoph Metzelder foi condenado nesta quinta-feira em um tribunal de Dusseldorf, na Alemanha, por posse e distribuição de pornografia infantil. Metzelder recebeu a sentença de dez meses de prisão com sursis, ou seja, sem necessidade de cumprimento da pena sob a condição de não haver reincidência criminal.

Metzelder, de 40 anos, confessou ter enviado a três mulheres 18 arquivos contendo imagens de exploração sexual infantil. Uma das mulheres, que vive em Hamburgo, denunciou o ex-jogador em setembro de 2019, alegando ter recebido o conteúdo por Whatsapp. Durante a investigação, a polícia encontrou 297 imagens semelhantes no telefone celular de Metzelder.

– Eu aceito a punição e peço perdão às vítimas de violência sexual. Terei que viver com essa culpa pelo resto da vida – reconheceu Metzelder no julgamento.

Apesar de admitir ter acessado imagens em websites, distribuído os arquivos e feito comentários inapropriados, “mesmo sabendo do sofrimento indescritível que havia por trás desse conteúdo”, Metzelder afirmou que jamais teve envolvimento direto com exploração sexual de menores.

– Nunca houve qualquer ataque a crianças ou jovens. Tudo aconteceu em um mundo digital paralelo – disse o ex-jogador do Real Madrid, Borussia Dortmund e Schalke 04, que encerrou a carreira em 2014.

Metzelder, que foi vice-campeão mundial na Copa de 2002, derrotado pelo Brasil na decisão, e vice europeu em 2008, prometeu devolver a Ordem do Mérito, uma das mais altas comendas do governo alemão, “em respeito aos demais ganhadores do prêmio, de hoje e do futuro”. (Globo Esporte)