Em sua sétima edição, o “Gato da Baixada”, idealizado pelos amigos Junior Barreto, Wagno Slash e Odilson Júnior, elege o homem mais “gato” de Acorizal (a 51 km de Cuiabá). O concurso surgiu como uma brincadeira entre amigos e, desde sua edição passada, tem recebido atenção de moradores de diversas localidades do Brasil. Segundo Júnior, o “Gato” tem como objetivo viabilizar o município onde mora.
“Com isso, a gente divulga o nome da nossa cidade, entendeu? O pessoal começa a fomentar. Eu como comerciante, acho bom mostrar nossa cidade Acorizal. Querendo ou não, podemos atrair empresários para investir aqui. A nossa intenção como morador de Acorizal e filho dessa terra é essa: fazer que o mundo veja que Acorizal existe”, conta Júnior.
As inscrições para participar não são muito formalizadas. Os interessados em se candidatar bastam ir até o estabelecimento comercial de Júnior e dar seu nome, de forma totalmente voluntária. Nenhum dos candidatos são forçados a participar, afirma Júnior. Na edição de 2021, são seis participantes: Nézio (ou Botoado), Mauro (ou Gaucinho), Belo de Acorizal, Ronail, Luciano (ou Jagunço) e Ditão (ou Tubarão).
O concurso começou há sete anos, quando um grupo de amigos que tomam tereré juntos decidiu eleger o mais “gato” da cidade onde moram. Na época, procuraram escolher um nome que simbolizasse melhor a brincadeira e decidiram por “Gato da Baixada”.
Quando iniciaram a brincadeira, não imaginavam ver a cidade tão envolvida e sequer pensavam em qualquer repercussão. As primeiras votações eram feitas de boca a boca e tampouco haviam redes sociais para divulgar o evento. Neste ano, o concurso conta até mesmo com site que dedica um espaço exclusivo para a votação.
Neste ano, o concurso conta com diversos patrocinadores. Júnior destaca que o evento cresceu e afirma que só é possível realizar desta forma graças ao público e aqueles que optaram por ajudar com algum patrocínio.
Os prêmios são variados. Tem cerveja, sacolões e roupas. Apesar da brincadeira, Júnior pensa como uma oportunidade de ajudar os participantes porque, como ele explica, “muitos são pobres e não tem condição”. Aos finais de ano, ele também arrecada cestas básicas.
Os candidatos foram revelados na última sexta-feira (16) e nas redes sociais cada um deles pede voto ao público, contando também com o apoio de outras pessoas. A votação para eleger o mais “gato” de 2021 se iniciou nesta segunda-feira (19) e chegará ao fim no próximo dia 1º de Maio. A revelação do vencedor está prevista para ser feita em uma live nas redes sociais. Para votar no candidato favorito, basta acessar aqui.