Ex-secretário de Saúde de Mato Grosso, presidente da Câmara de Vereadores de Nova Mutum (264 km ao Norte de Cuiabá), vereador João Batista Pereira da Silva, 54, morreu de covid-19 após um mês lutando contra a doença. A confirmação foi feita pelo parlamento da cidade. Batista estava internado desde o dia 28 de março em um hospital de São Paulo.

 

De acordo com as informações, o vereador foi diagnosticado com coronavírus no dia 15 de março. Depois disso, foi levado para o Hospital Hilda Strenger Ribeiro, em Nova Mutum, onde ficou na enfermaria, mas o quadro clínico se agravou e logo foi transferido para um leito de UTI.

 

Mas, com a complicação em seu quadro clínico, foi transferido para São Paulo no dia 28, onde ficou internado em um hospital de referência. João não resistiu e sua morte foi confirmada um mês após o diagnóstico da doença.

 

Vida pública

Natural de Frederico Westphalen (RS), João Batista é advogado por formação e segundo a Prefeitura de Nova Mutum, foi um dos grandes responsáveis pelo processo de transformação da cidade, dedicando mais de 20 anos de vida ao serviço público ‘sempre pautado pela honra, sensatez e credibilidade’.

 

Foi secretário de Saúde da cidade e ainda esteve presente durante as gestões do ex-prefeito Adriano Pivetta. Ocupou cargos nas secretarias de Administração, Chefia de Gabinete e foi secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso entre 2016 e 2017.

 

Nas eleições municipais de 2020, se candidatou ao cargo de vereador pelo Republicanos, sendo o segundo mais votado na cidade e passou 4 meses ocupando a cadeira da presidência. Ele deixa esposa e filhas.