O judoca Rafael Silva, o Baby, venceu o também brasileiro David Moura na final dos pesados, categoria acima dos 100 kg, no Campeonato Pan-Americano de judô, em Guadalajara, no México. A vitória aconteceu apenas no Golden Score, a prorrogação do judô, com Baby ganhando por wazari, após estar atrás no placar com dois shido (punições) sofridos ainda no início do combate. Apesar da derrota, o judoca cuiabano David Moura mais uma vez leva medalha no Pan e segue lutando por vaga nas Olimpíadas.

Além do título de Baby, o Brasil ainda conquistou outros três ouros nesta sexta-feira, com Guilherme Schimidt (81kg), de apenas 20 anos, que venceu por estrangulamento o argentino Emmanuel Lucenti; com Ellen Santana (70kg) sobre a equatoriana Celinda Corozo, por ippon; e com Beatriz Souza (+78kg), que ganhou por ippon da norte-americana Nina Cutro-Kelly.

Rafael Silva, o Baby — Foto: Reuters

Rafael Silva, o Baby — Foto: Reuters

Rafael Silva e David Moura, respectivamente 10º e 11º colocados do ranking mundial, lutam diretamente por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Cada país pode levar no máximo um judoca por categoria de peso e em cada naipe, masculino e feminino. Baby tem duas medalhas olímpicas de bronze no currículo, em Londres 2012 e na Rio 2016.

Outra medalhista de ouro nesta sexta, a judoca Beatriz Souza também da categoria pesado ainda disputa nacionalmente com Maria Suelen Altheman a chance de representar o Brasil em Tóquio. Maria Suelen está na frente no ranking mundial, que vale para a classificação olímpica, e não lutou no México porque foi campeã do Pan em 2020 e não teria como somar mais pontos.

Beatriz Souza conquistou o título do Pan de judô em Guadalajara — Foto: CBJ

Beatriz Souza conquistou o título do Pan de judô em Guadalajara — Foto: CBJ

O Brasil ainda ganhou mais duas medalhas. Prata com Rafael Macedo (90kg), que perdeu a final para o dominicano Robert Florentino. E bronze com Leonardo Gonçalves (100kg), que ficou com o terceiro lugar após a desistência do também brasileiro Rafael Buzacarini, que, lesionado, não disputou a medalha. Os dois judocas também disputam entre si a vaga nos Jogos de Tóquio nesta categoria. O Brasil foi representado por oito judocas nesta competição continental em Guadalajara.

Guilherme Schimidt conquista o ouro no Pan de judô de Guadalajara — Foto: CBJ

Guilherme Schimidt conquista o ouro no Pan de judô de Guadalajara — Foto: CBJ (Com informações do GE)