Mato Grosso registrou queda no número de pacientes que precisam ser internados por conta do coronavírus. Os dados calcularam a ocupação dos leitos de enfermaria e em UTI no estado e apontam que a ocupação no Hospital Metropolitano alcança os 66% e o Hospital Santa Casa 59%.
Os números foram divulgados na manhã desta sexta-feira (16) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). A queda do número de hospitalizados começou há 20 dias, em meados de março.
No dia 27 de março havia 2.430 pessoas internadas e, no último boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (15), havia 1.989 pessoas hospitalizadas, o que representa uma diminuição de 18,1% nas internações.
Também houve queda na taxa de ocupação para leitos específicos de Covid-19 em enfermaria, pactuados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em março, alcançava 63% enquanto nesta sexta-feira (16), com 459 pessoas internadas, registrou 57%, o que representa uma diminuição de 6% em quase 20 dias.
Foi divulgado pela Secretaria que as vagas nos principais hospitais públicos de Cuiabá e Várzea Grande voltaram a surgir em decorrência da diminuição nas ocupações em leitos de enfermaria.
No Hospital Metropolitano de Várzea Grande, que é gerido pelo Estado, a taxa de ocupação está em 66% e no Hospital Estadual Santa Casa, a porcentagem é de 59%.
Em Várzea Grande, o Pronto-Socorro, gerido pelo município, tem taxa de 0% de ocupação, ou seja, não tem nenhum paciente internado em leito de enfermaria contaminado com Covid-19.