Informe epidemiológico aponta que Cuiabá teve redução de 83% em internações e 35% em mortes por Covid-19 entre 4 e 10 de abril. Os dados são produzidos por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Entre a semana de 4 a 10 de abril, a capital registrou 25 internações, seguido por 156. Ou seja, redução de 83%. A análise mostra que o maior número de internações por semana desde o início da pandemia foi entre 14 e 20 de março de 2021, com 327 internações.
Segundo os pesquisadores, a queda nas últimas três semanas epidemiológicas de 2021 deve ser analisada com cautela, uma vez que pode ser devido aos dados ainda represados de casos atualmente internados e que não foram considerados.
As mortes por Covid-19 voltaram a subir em dezembro do ano passado e esse padrão persistiu nos primeiros meses de 2021e nas duas primeiras semanas de abril.
O número de óbitos no mês de março e nas duas primeiras semanas de abril foi maior que o quantitativo no pico de mortes do ano de 2020, entre junho e julho.
Na última semana foi registrado o número de 117 mortes de residentes. Na semana anterior havia sido 182. Ou seja, os óbitos reduziram 35%. A média de mortes diária é de 16,7, resultado inferior à primeira semana de abril e março, em que a média foi de 26,0 e 17,2 óbitos/dia, respectivamente.
Diante das oscilações frequentes e as altas taxas de mortalidade e de letalidade em residentes em Cuiabá, há a necessidade de incrementar a assistência aos casos graves da doença e, especialmente, o diagnóstico precoce e a qualidade do atendimento prestado visando a diminuição mais acentuadas dos óbitos na capital.
O informe epidemiológico está disponível no site da Prefeitura de Cuiabá.