Pouco mais de um mês depois, a prefeitura de Curitiba deve liberar a realização de partidas de futebol na capital paranaense nesta quarta-feira. Com isso, Athletico, Coritiba e Paraná poderiam mandar seus jogos na cidade.
A informação foi divulgada pelo vereador Pier Petruzziello (PTB) em suas redes sociais. Ele é líder do Governo na Câmara Municipal de Curitiba (CMC).
O trio está vetado de atuar em seus estádios desde 9 de março por conta do avanço da pandemia coronavírus na região. O novo decreto, de acordo com o político, será divulgado nesta tarde – a cidade já saiu da bandeira vermelha, a mais restritiva, e está em bandeira laranja.
Vários jogos previstos para Curitiba tiveram que ser adiados, como Athletico x Operário-PR, Paraná x Athletico, Paraná x Maringá, Coritiba x Toledo e Coritiba x Azuriz.
Com a liberação sinalizada, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) pretende acelerar o calendário e homologar jogos em Curitiba para esse final de semana e na semana seguinte. Apenas a primeira rodada do estadual está completa.
A Federação vinha utilizando sedes no interior para continuar com a competição. Athletico e Paraná fizeram apenas dois jogos, enquanto o Coritiba tem três partidas.
Curitiba e Região Metropolitana estavam com treinos presenciais liberados desde 5 de abril. A medida foi uma exceção, já que as atividades coletivas seguiam suspensas no geral – agora também foram permitidas.
Durante o período de inatividade, a secretária da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, chegou a falar que “o futebol é o setor que tem mais contaminação”, em entrevista coletiva. Na ocasião, a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) era de 101%.
Atualmente, o número reduziu para 96%. A capital, até terça-feira, registrou 142.581 casos e 3.848mortes. (Globo Esporte)