O técnico Hernán Crespo aprendeu mais uma expressão em português nesta segunda-feira. Quando Léo Ortiz desviou o rebote do goleiro Cleiton para as próprias redes, o argentino descobriu que um gol contra (autogol, em espanhol) daria a vitória por 1 a 0 ao São Paulo sobre o Red Bull Bragantino, na noite desta segunda-feira, no Morumbi, em jogo adiantado da sétima rodada do Campeonato Paulista.

Mesmo apenas dois dias depois da goleada sobre o São Caetano, no sábado, Crespo manteve quase toda a formação titular e contou com o valioso retorno do atacante Luciano para vencer mais uma no estadual. Contra um rival de Série A, o Tricolor não empilhou gols, mas conseguiu o resultado e somou seis pontos em apenas 48 horas.

Como fica?

A vitória leva o São Paulo aos 13 pontos, na liderança absoluta do Grupo B. O Bragantino também é líder de seu grupo, o C, com 11 pontos – o Palmeiras tem dois jogos a menos e pode ultrapassar.

Artur e Reinaldo em São Paulo x Bragantino

Artur e Reinaldo em São Paulo x Bragantino (Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino)

Vem mais maratona!

O São Paulo mal terá tempo para descansar (mais uma vez). Ainda nesta semana, enfrenta o Guarani na próxima quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Morumbi, e depois o Palmeiras na sexta, às 22h, no Allianz Parque – dois jogos antecipados do Paulistão. O Tricolor ainda pode voltar a campo no fim de semana antes de estrear na Libertadores, terça-feira que vem, contra o Sporting Cristal, do Peru. Já o Bragantino joga na quinta-feira, contra a Inter de Limeira, fora de casa, às 20h – duelo também antecipado.

Daniel Alves em São Paulo x Bragantino

Daniel Alves em São Paulo x Bragantino (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Primeiro tempo

O São Paulo ficou bastante com a posse de bola, mas pecou com a falta de criatividade durante os primeiros 45 minutos. Mais adiantado, Daniel Alves sofreu com a forte marcação de Raul e teve atuação discreta. O time de Crespo, por outro lado, conseguiu conter Claudinho com a entrada de Luan entre os titulares. A melhor chance são-paulina veio na bola parada com Léo; Tiago Volpi fez boa defesa em chute de Claudinho.

Segundo tempo

O São Paulo chegou ao gol logo no início, com Pablo, em lance anulado ainda em campo por impedimento (posteriormente confirmado pelo VAR). Depois disso, porém, o Bragantino valorizou a posse de bola e tentou construir jogadas pelo chão – na melhor delas, Ytalo chutou de longe e levou perigo. A entrada de Luciano ajudou o São Paulo a fluir melhor no ataque. Dos pés dele saiu o passe para Reinaldo, que cruzou, viu Cleiton espalmar e a bola desviar em Léo Ortiz antes de entrar. Crespo lançou Eder e Galeano nos minutos finais, mas o São Paulo se limitou a administrar a posse e garantir o resultado. No último lance do jogo, Luciano se machucou e preocupou o Tricolor.

Gol do São Paulo! Cleiton espalma, mas a bola bate em Léo Ortiz e marca gol contra, aos 25 do 2º tempo.

Fala, Reinaldo!

Central do Apito

Pablo teve um gol anulado no início do segundo tempo após passe de Luciano, que estava impedido quando recebeu o passe – a marcação de campo já havia sido de impedimento. Depois de uma certa demora do VAR, a anulação foi confirmada. De acordo com Sálvio Spinola, comentarista da Globo, a marcação foi correta: “São dois lances, o do Luciano e o do Pablo. Possivelmente foi checado em um segundo lance, que é na hora do Pablo. São duas situações: a hora da cavadinha, a posição do Luciano, e depois, no passe. Nesse momento, para mim, o Pablo já está atrás da linha da bola. Mas são duas checagens do VAR. Por isso essa demora”. (Globo Esporte)