A definição dos grupos da Libertadores de 2021 também repercutiu com destaque em parte da imprensa sul-americana nesta sexta-feira. O ge traz análises e comentários de alguns veículos de países vizinhos sobre o chaveamento da competição, cuja próxima etapa começa no dia 20 de abril.

O diário “Olé”, da Argentina, destacou que no Grupo D o River Plate enfrentará o Fluminense pela primeira vez em jogos oficiais. O time do técnico Marcelo Gallardo também pode ter pela frente o desafio de jogar “duas vezes na altitude”, já que vai encarar o Independiente Santa Fé, em Bogotá, na Colômbia, e o outro integrante da chave pode ser o Bolívar, da Bolívia (decide com o Junior Barranquilla, da Colômbia).

Por outro lado, o “Olé” considerou o sorteio bem favorável para o Boca Juniors. O time de Carlitos Tévez vai encarar o Barcelona de Guayaquil, o The Strongest (BOL), e o vencedor do confronto entre San Lorenzo e Santos. O jornal argentino também ressalta a possibilidade de “revanche” contra o time brasileiro, pela semifinal da última edição.

Repercussão Libertadores - Olé, da Argentina — Foto: Reprodução / Internet

Repercussão Libertadores – Olé, da Argentina — Foto: Reprodução / Internet

A Argentina conta com outros cinco participantes já classificados para a fase de grupos da Libertadores: Defensa y Justicia, Racing, Vélez Sarsfield e Argentinos Juniors. Para o “Olé”, o time em grupo mais complicado é o Defensa, apesar do Vélez ter caído na chave do “sempre duro” Flamengo:

— Um dos que caíram em chave mais complicada, e que pode encarar dois times brasileiros. Vai enfrentar o Palmeiras (cabeça de chave) e pode ter pela frente o Grêmio caso o time de Porto Alegre deixa o Independiente del Valle pelo caminho — comentou o jornal argentino.

O diário “El País”, do Uruguai, destacou que o Rentistas fará a sua estreia no torneio continental. Enquanto isso, o Nacional vai disputar a Libertadores pela 25ª vez consecutiva, um recorde na competição.

O Rentistas está no Grupo E, junto de São Paulo, Racing e Sporting Cristal (PER). Enquanto isso, o Nacional pegou a Universidad Catolica (CHI), Argentinos Juniors, além do vencedor da disputa entre Libertad (PAR) e Atletico Nacional (COL).

Manchete "El País", do Uruguai, sobre o sorteio da Libertadores — Foto: Reprodução / Internet

Manchete “El País”, do Uruguai, sobre o sorteio da Libertadores — Foto: Reprodução / Internet

Por sua vez, o jornal “El Tiempo”, da Colômbia, ressaltou que os tradicionais Atlético Nacional e Junior Barranquilla correm o risco de não se classificarem para a fase de grupos, já que foram derrotados nos jogos de ida por Libertad e Bolívar, respectivamente, pela terceira fase.

Já classificado, o Santa Fé está no já citado Grupo D. Enquanto isso, o América de Cali terá pela frente no Grupo H o Cerro Porteño, o Atlético-MG, e o Deportivo Laguaira (VEN).

Manchete "El Tiempo" sobre o sorteio da Libertadores de 2021 — Foto: Reprodução / Internet

Manchete “El Tiempo” sobre o sorteio da Libertadores de 2021 — Foto: Reprodução / Internet

A fase de grupos da Libertadores começa daqui a duas semanas. A primeira rodada acontecerá entre os dias 20, 21 e 22 de abril. A tabela ainda será desmembrada pela Conmebol.

A final da Libertadores está marcada para 20 de novembro, e decisão da Sul-Americana prevista para 6 de novembro. Os locais dos jogos ainda não foram definidos.

A exemplo das últimas edições, depois da definição dos oito grupos de quatro times cada, as equipes se enfrentam em jogos de ida e volta dentro da chave. Os dois melhores avançam às oitavas de final. Nessa fase, os duelos serão definidos em sorteio, com vantagem de decidir em casa para o time de melhor campanha. (Globo Esporte)