Palmeiras esteve longe de fazer um jogo brilhante, mas venceu o Defensa y Justicia por 2 a 1, na Argentina, nesta quarta-feira, pelo jogo de ida da Recopa Sul-Americana. O triunfo brasileiro foi conquistado com gols de Rony, em contra-ataque mortal, e Gustavo Scarpa, em uma belíssima cobrança de falta. O matador Romero descontou para os donos da casa.

Os argentinos, por sua vez, precisarão buscar um triunfo por dois tentos de diferença para levar o troféu da Conmebol, que opõe os últimos campeões da Libertadores e da Copa Sul-Americana.

Vale salientar que não há gol qualificado na Recopa – ou seja, não vale o critério de gol fora de casa.

Em campo, o Defensa y Justicia começou muito melhor e quase abriu o placar em sua 1ª chegada forte de ataque.

Logo aos 4 minutos, o time argentino desceu em velocidade e Brian Romero soltou uma bomba da entrada da área. Weverton fez uma defesaça e salvou o Verdão.

Em sua resposta, porém, o Alviverde foi fatal como de costume.

Aos 16, Willian recebeu de Viña e deu excelente lançamento nas costas da zaga para Rony. O atacante ganhou de Meza na velocidade e deu um leve toque para encobrir o goleiro Unsain.

Apesar do gol sofrido, porém, o time comandado por Sebastián Beccacece não se abateu e seguiu jogando ao seu estilo, com muito toque de bola.

No entanto, a equipe estrangeira mostrava muitas deficiências na hora de finalizar, e Weverton não tinha que trabalhar com frequência.

Aos 24, Bou rolou para Romero, que finalizou do bico da grande área, para defesa tranquila do arqueiro palestrino.

E, no último bom momento da etapa inicial, Benítez tentou surpreender Weverton em falta na lateral da área: ao invés de cruzar, ele chutou direto, mas o goleiro rebateu de manchete.

Na volta do intervalo, o Verdão retornou ligado e quase ampliou em contra-ataque encaixado no 1º minuto de jogo.

Em rápida arrancada pela direita, Breno Lopes recebeu, invadiu a área e experimentou cruzado, ficando muito perto de marcar.

Mas o toque de bola do Defensa y Justicia era envolvente, e, em uma excelente jogada de troca de passes, os argentinos empataram.

Aos 13, Bou foi acionado e deu excelente enfiada para Romero, que, cara-a-cara com Weverton, definiu com perfeição: 1 a 1.

Abel Ferreira, entaõ, mexeu bastante no Palmeiras: tirou Felipe Melo, Zé Rafel, Raphael veiga e Willian e colocou Patrick de Paula, Danilo, Gustavo Scarpa e Esteves.

Pouco depois de entrar, Scarpa levou perigo em cobrança de falta, aos 19 minutos, bem defendida por Unsain no cantinho.

O Alviverde melhorou bastante com as mudanças, e, na 2ª chance que Scarpa teve em batida de falta, ele recolocou os paulistas na frente.

Mesmo de muito longe, o camisa 14 acertou um lindo chute para estufar as redes. O goleiro ainda relou na bola, mas buscou no fundo do gol.

Nos minutos finais, o Defensa tentou pressionar em busca do empate e até chegou a marcar com Bou, mas o lance foi anulado por impedimento de Romero, que participou do lance.

Os jogadores do clube argentino reclamaram muito com a arbitragem, alegando que Romero não teve parte na jogada, mas o tento acabou mesmo não sendo validado.

Dessa forma, os brasileiros seguraram o triunfo até o apito final e saíram em vantagem na disputa da Recopa.

 Ficha técnica

Defensa y Justicia 1 x 2 Palmeiras

GOLS: Defensa y Justicia: Romero Palmeiras: Rony e Gustavo Scarpa

 DEFENSA Y JUSTICIA: Unsain; Rodríguez, Frias, Meza e Benítez; Pizzini (Martínez), Fernández, Loaiza e Rotondi (Isnaldo); Romero e Bou Técnico: Sebastián Beccacece

 PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Matías Viña; Felipe Melo (Patrick de Paula), Zé Rafael (Danilo) e Raphael Veiga (Gustavo Scarpa); Willian (Esteves), Breno Lopes (Mayke) e Rony Técnico: Abel Ferreira

(ESPN)