O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) foi notificado na manhã desta terça-feira (30) pelo Tribunal de Justiça (TJMT) para que adote a quarentena obrigatória pelo período de dez dias, conforme o decreto estadual publicado no último dia 25.
A assessoria de imprensa informou que Emanuel irá se manifestar na tarde de hoje, por volta das 16h, onde deve anunciar novas medidas para conter a disseminação do coronavírus. O pronunciamento deverá ocorrer por meio das redes sociais.
Na noite de segunda-feira (29), a desembargadora Maria Helena Póvoas, presidente do TJMT determinou que Cuiabá e Várzea Grande adotem a quarentena obrigatória, conforme orienta o governo do Estado.
Além da região metropolitana, todos os municípios classificados com risco “muito alto” para a Covid-19 deverão adotar a medida.
Ao todo 50 municípios foram classificados com risco muito alto para a Covid-19, segundo a atualização da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).
Além da quarentena obrigatória, as cidades estão orientadas a implementar barreiras sanitárias para triagem da entrada e saída de pessoas, ficando autorizada apenas a circulação de pessoas com o objetivo de acessar e exercer atividades essenciais.