O corpo do idoso foi localizado na região do Distrito da Guia, em uma estrada que dá acesso a uma empresa da região.
O crime aconteceu na noite de domingo (21.03), no bairro Pôr do Sol, em Chapada dos Guimarães. Assim que foi acionada na manhã de segunda-feira (22.03), os policiais do município iniciaram as diligências para apurar os fatos que inicialmente era tratado como extorsão e desaparecimento.
De acordo com as informações iniciais, o filho da vítima recebeu uma mensagem de SMS informando sobre uma transferência da conta de seu pai, através da transação PIX no valor R$ 4,9 mil, para um conta bancária de uma mulher.
Estranhando a transação, o filho enviou uma mensagem para o pai pelo aplicativo whatsapp perguntando sobre outro assunto, para não ser direto, porém a mensagem foi visualizada e não foi respondida. Ele então tentou contato telefônico com o pai, o que também não conseguiu.
Ao longo da segunda-feira, foi identificado que os criminosos fizeram outras compras com os cartões da vítima, sendo com valores altos no cartão de débito e outras no cartão de crédito.
Desconfiado, o filho foi até a casa do pai e ao chegar viu que a residência estava trancada, o cachorro amarrado o que não era de costume, assim como o veículo Jeep Renegade da vítima não estava no local. Na casa também foi encontrada uma escada e no muro e percebidas marcas de pegadas de botas.
Durante a investigação para apurar os fatos a equipe de Chapada dos Guimarães solicitou apoio da GCCO por se tratar de um possível sequestro, a qual iniciou os trabalhos de suporte técnicos e operacionais.
O carro da vítima, Jeep Renegade, foi encontrado pela Polícia Militar de Mato Grosso abandonado no bairro Jardim Vitória, na região Norte de Cuiabá. Realizada a perícia no veículo, foi possível identificar o primeiro casal, na noite de quarta-feira (24.03), no bairro jardim União, em Cuiabá, que estava com parte dos produtos (um Iphone 8 e uma TV 50″) roubados da casa da vítima.
Os suspeitos (o homem de 31 e portador de tornozeleira eletrônica e a mulher de 28 anos) foram presos em flagrante pelos crimes de associação criminosa e receptação. A Polícia Civil não descarta a participação de ambos no roubo, fato que será apurado.
Dando continuidade as diligências, foi identificado o segundo casal, que recebeu as transferências feitas da conta da vítima. Os suspeitos foram localizados e confessaram ter recebido o valor de R$ 4,9, a mando de um grupo criminoso.
O casal contou que recebe com frequência esses valores ilícitos e ficam com 25% das quantias transferidas. Depois de interrogados, o jovem de 19 anos e a moça de 18, foram autuados em flagrante por receptação e associação criminosa.
As investigações continuam de forma conjunta pela Delegacia de Chapada dos Guimarães e GCCO para identificar e prender os autores do latrocínio.