O deputado Max Russi (PSB), presidente da Assembleia Legislativa, disse que o governador Mauro Mendes (DEM) encaminha na segunda-feira (22) o projeto de lei que antecipa três feriados deste ano para três dias da próxima semana.
Segundo o chefe de Poder, as datas antecipadas serão alusivas ao dia Trabalhador (que se comemora em 1º de maio), aniversário das cidades (em Cuiabá é dia 8 de abril) e Consciência Negra (lembrada em 20 de novembro). Elas serão antecipadas para os dias 24, 25 e 26, quarta, quinta e sexta da próxima semana. Juntada ao sábado e domingo são 5 dias de fechamento do comércio.
O deputado Max, vê a situação como um medida urgente e importante que precisa ser tomada. “O governo vai mandar o projeto na segunda e na mesma segunda queremos votar, em caráter urgente, urgentíssima, antecipando os feriados para os dias 24, 25 e 26. Vamos juntar cinco dias, consciência negra, aniversário da cidade e dia do trabalhador. É uma medida necessária e urgente para travar a proliferação do coronavírus”, disse o deputado neste sábado (20).
O presidente ainda falou que essa situação em que se vive hoje com muitas mortes é um cenário que precisa de consciência e por isso, a medida de antecipar os feriados é um ato acertado e que deve ser aprovado, pois é uma saída que junta saúde e economia.
“Vamos juntar saúde com economia. Saúde porque vai dar oportunidade para fazer o distanciamento, que nesse momento é essencial. E econômico porque após passar a pandemia teremos geração de emprego e renda e é uma medida acertada e terá apoio quase que unânime da Assembleia Legislativa”, disse o presidente.
A sessão para aprovação ou não desse projeto será votado na segunda-feira (22), em sessão extraordinária já convocada pelo presidente Max Russi.