Em razão do contato frequente dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social, com idosos, crianças e pessoas em condições de rua, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), pediu ao governo do Estado, que inclua a categoria no grupo prioritário de imunização contra a Covid-19. A solicitação foi encaminhada, por meio de indicação, ao Executivo estadual, nesta quinta-feira (19).
No documento encaminhado ao governo, o deputado argumenta que a exposição em suas ações e campanhas conjuntas de saúde acabam colocando a saúde desses profissionais em risco. Ele defende, também, que os trabalhadores façam parte do Comitê de Enfrentamento do novo Coronavírus.
“São profissionais, que estão expostos aos vírus e precisamos priorizá-los. É muito preocupante. O próprio Governo federal, quando publicou o decreto 10282/2020, que trata dos trabalhadores da assistência social, reconheceu esses profissionais como serviço público de atividade essencial”, alegou Max Russi, ao lembrar que, essa mesma categoria foi inserida, por meio do Conselho Nacional, em 2020, na lista de prioridade para vacinação contra gripe.
GRUPOS PRIORITÁRIOS
Max Russi também solicitou ao governo, que inclua no grupo prioritários de vacinação contra o coronavírus, os professores da rede pública e privada de ensino, os agentes funerários, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes Comunitários de Endemias (ACE), os atendentes de supermercados, os frentistas e, também, os Policiais Militares (PM’s) e Bombeiros Militares e Policiais Civis.