A Prefeitura de Chapada dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dará início nesta sexta-feira (19), ao funcionamento do Complexo de Atendimento à Covid-19 (CAC), instalado nas dependências do Ginásio Carlos Soares da Silva, no bairro Santa Cruz.
De acordo com o prefeito, Osmar Froner (MDB), o CAC é regulamentado pelo Decreto Municipal N.º 033/2021. “A abertura do Complexo de Atendimento levou em consideração o aumento expressivo da taxa de incidência de Covid-19 no país, no estado e no município. Essa medida também foi baseada nos dados extraídos dos boletins epidemiológicos e nas taxas de ocupação de leitos de UTIs e enfermarias”, disse.
Segundo o gestor, o CAC vai funcionar das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, e prestará assistência primária, com diagnósticos, notificação, tratamento, e quando houver a necessidade encaminhamento para Centros de Atenção Especializada, observando os protocolos definidos pelo Ministério da Saúde.
“Dessa forma, buscamos evitar a propagação da doença, proporcionando agilidade no tratamento dos pacientes com síndromes gripais e possíveis infecções por coronavírus. Além de diminuir o contato de pessoas com sintomas da Covid-19 das demais pessoas acometidas por outras comorbidades que realizam tratamentos de rotina nas demais unidades de saúde do município”, ressalta.
Regras para acompanhantes
O decreto também estabelece a proibição de acompanhantes e o acesso de terceiros às dependências de todas as unidades de saúde do município, exceto com autorização prévia da Secretaria Municipal de Saúde, bem como acompanhantes de pacientes de 60 anos ou mais (Lei 10.741/03 – Estatuto do Idoso), menores de 18 anos (Lei 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente), pessoas com deficiência (Lei 13.146/15 – Estatuto da Pessoa com Deficiência).