O Corinthians está classificado para a segunda fase da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira, o Timão visitou o Salgueiro, no sertão pernambucano e venceu por 3 a 0, com gols de Jemerson, Ramiro e Mateus Vital. Jogando contra uma equipe que disputa a Série D do Brasileirão, o time comandado pelo técnico Vagner Mancini não teve um desempenho de encher os olhos, mas fez o necessário para garantir a vaga.
Jogando fora de casa e com a vantagem do empate, o Corinthians abriu o placar logo nos primeiros minutos do confronto e depois apenas controlou as ações do adversário. O Salgueiro, atual campeão pernambucano, chegou a dominar a posse de bola, sobretudo no primeiro tempo, mas muito pouco perigo ofereceu ao gol defendido por Cássio.
Na sequência da Copa do Brasil, o Corinthians mede forças com uma outra equipe pernambucana: o Retrô, que hoje bateu o Brusque, por 1 a 0. O duelo da segunda fase acontecerá na Neo Química Arena, em São Paulo, no dia 7 ou 14 de abril, segundo calendário divulgado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Em caso de empate no confronto, o classificado será decidido nos pênaltis.
Premiação milionária
Pela vitória e a consequente vaga para a segunda fase, o Corinthians receberá R$ 1,35 milhão como premiação. Caso o Salgueiro fosse o vencedor da partida, o valor pago seria de R$ 675 mil. A diferença se dá por uma série de fatores levados em conta pela CBF, como o ranking nacional dos clubes, a divisão que cada um disputa no Campeonato Brasileiro e o custo mensal das equipes.
Técnico vetado por contaminação
Comandante do Salgueiro, o técnico português Daniel Neri testou positivo para covid-19 e precisou ser isolado de atletas e demais funcionários do clube. Com o veto do treinador, coube ao auxiliar Marcos Tamandaré, ex-jogador que passou pelo próprio Corinthians em 2007, comandar a equipe pernambucana no banco de reservas.
Blitz corintiana
O Corinthians iniciou a partida a todo vapor. Nos três primeiros minutos, a equipe do técnico Vagner Mancini criou chances claríssimas de gol com Fábio Santos e com Jô. Apesar das falhas, o Timão conseguiu balançar a rede adversária com Jemerson, aproveitando rebote dentro da área em jogada de escanteio. Foi o primeiro gol do zagueiro com a camisa do clube do Parque São Jorge, com quem tem contrato até o fim de junho desta temporada.
Corinthians em vantagem, equipe na defensiva
Se o início de jogo do Corinthians foi avassalador, os 40 minutos restantes do primeiro tempo deixaram muito a desejar. Depois de abrir o placar, a equipe paulista passou a atuar completamente postada em seu campo de defesa e apostou nos contra-ataques pelos lados do campo. A tática não funcionou, o Salgueiro chegou a ter 64% de posse de bola e o Timão se conteve dando chutões da defesa para o ataque.
Zaga do Salgueiro vacila e Ramiro faz o segundo
No segundo tempo, o Salgueiro tentou se lançar ao ataque e deu espaços para o Corinthians. Em uma jogada pela linha de fundo, Fagner cruzou no meio da área, a zaga da equipe do sertão pernambucano afastou mal e a bola sobrou para o volante Ramiro encher o pé e vencer o goleiro Lucas. Depois do segundo gol, o Timão promoveu as cinco trocas e apenas controlou a partida.
E agora?
O futuro próximo do Corinthians está indefinido. O Governo do Estado de São Paulo interrompeu o Campeonato Paulista dos dias 15 a 30 deste mês. A FPF não concorda com a decisão e pretende realizar as partidas, mesmo que em outras regiões do país. Até o momento, no entanto, não há uma definição de quando o Timão volta a campo.
Times
SALGUEIRO: Lucas; Sinho (Adenilson), Ranieri, Leozão e Alan; Bruno Sena, Moreilândia, Felipe Baiano (Héricles) e Tarcísio (Alison); Thomas Anderson (Daniel Passira) e Cassio Ortega (Aruá). Técnico: Marcos Tamandaré.
CORINTHIANS: Cássio; Fagner (Bruno Méndez), Jemerson, Gil e Fábio Santos; Gabriel e Ramiro (Camacho); Otero (Cazares), Rodrigo Varanda (Gabriel Pereira) e Mateus Vital; Jô (Cauê). Técnico: Vagner Mancini. (Uol Esporte)