No próximo dia 19, completa-se um ano do primeiro decreto municipal em Cuiabá que definiu pelo fechamento temporário dos shopping centers, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Agora, em março de 2021, um novo decreto, desta vez estadual, alterou, mais uma vez, o funcionamento dos shoppings da Capital: de segunda à sexta-feira eles funcionam das 10h às 19h; aos sábados das 8h às 12h; e aos domingos eles não podem abrir.

“Entendemos perfeitamente o decreto e, como sempre, respeitamos todas as regras vigentes, mas do ponto de vista econômico, a administração e os lojistas sentem o impacto de ter de encerrarem suas atividades três horas antes semanalmente e ter horário extremamente reduzido aos fins de semana. Desde o ano passado, aliás, o movimento que tem acontecido é o de pensar em novos modelos de negócios e fidelizações de clientes. As mídias sociais continuam sendo um grande destaque”, explica a presidente da Associação dos Lojistas do Shopping 3 Américas, Acilene Clini.

De fato, a internet passou de coadjuvante – para alguns lojistas – para protagonista. É o caso da Manga Rosa, loja de roupas femininas que está no 3 Américas desde a década de 1990. “Desde o ano passado trabalhamos com foco no delivery e em vendas na internet. Focamos em estratégias de marketing pelo Instagram, em uma fidelização ainda maior com nossas clientes pelo WhatsApp e, claro, com novas formas de pagamento, como PIX e transferência bancária, além dos já tradicionais cartões de crédito, débito e dinheiro”, lembra a empresária Camila de Carvalho, à frente da Manga Rosa.

Outras estratégias utilizadas pela loja foram as promoções de coleções passadas, um foco ainda maior em novas coleções e as araras de roupa com preço único. “Todas estas ações, claro, sempre divulgadas entre nossas clientes fiéis e em nossas redes sociais”, completa.

Canais como o WhatsApp realmente tiveram crescimento e reconhecimento pelas marcas. É o caso da Arezzo no Shopping 3 Américas. “Nós já tínhamos os canais digitais da loja, mas eles não eram tão utilizados. A partir da pandemia, no ano passado, começamos a notar a necessidade de usar esses canais digitais”, afirma Maria Luiza Volpato, empresária à frente da Arezzo.

Mas não são apenas plataformas já conhecidas do grande público que têm tido vez. “Outro ponto importante é o aplicativo específico das vendedoras, que auxilia neste processo de fidelização das clientes. Fora isso, temos uma agenda diária de aniversariantes, de pós-venda e de clientes inativos. Trabalhamos muito todas elas e tem dado muito resultado”, lembra a empresária.

A fidelização, aliás, é estratégia bastante utilizada pelo Boticário do Shopping 3 Américas. “Desde o ano passado a gente tem se adaptado, já que a pandemia é algo novo para todos. Dentre as ações que temos feito, posso citar o fortalecimento do nosso Botientrega e todos os canais digitais, como Instagram, Facebook, site e WhatsApp com grande foco em CRM, mantendo contato contínuo com nossos clientes”, pontua Daniel Matos, diretor executivo do Grupo Matos – franqueado do Boticário.

Matos lembra, aliás, que a jornada do cliente não acontece só quando ele está dentro da loja: tão importante quanto a compra no espaço físico, participar dos processos de busca e decisão de compra do consumidor, que hoje tem tudo na palma da mão com avanço tecnológico e melhoria de acesso, também é fundamental. Por isso os meios digitais estão sempre em foco.

“Desde o Instagram, passando pelo site e WhatsApp, queremos participar dessa jornada interativa do consumidor, que hoje não é exclusiva ao espaço físico ou digital. É a união dos dois, apelidado de ‘figital’. Se o consumidor hoje é digital, os negócios também precisam ser”, finaliza o diretor executivo do Grupo Matos.

PANDEMIA 

O Shopping 3 Américas ressalta que tem seguido todas as medidas propostas pelos decretos municipais e também as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) quando o tema é biossegurança.

SHOPPING 3 AMÉRICAS – Para mais informações sobre lojas, serviços e horários do mall, confira sempre as redes sociais oficiais do Shopping 3 Américas, bem como o site: https://www.instagram.com/shopping3americas, www.facebook.com/shopping3americas e https://www.youtube.com/user/ShoppingTresAmericas.

 

Funcionando das 10h às 19h de segunda a sexta, inovações têm sido cada vez mais utilizadas no Shopping 3 Américas