O atual presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Max Russi (PSB) afirma que a Casa de Leis deve somar esforços para contribuir com o governo de Mato Grosso para a compra das vacinas contra a Covid-19. A intenção, segundo o parlamentar, é que, assim que autorizada a compra de forma independente pelo Estado, os deputados consigam destinar recursos para a aquisição dos imunizantes. Max também afirmar ter independência em relação ao executivo, comentou sobre mudanças no ‘time administrativo’ da Casa de Leis e também sobre seus projetos futuros. Confira a íntegra da entrevista:
As pessoas têm criticado muito a composição da Mesa Diretora, afirmam que a troca manteve uma administração muito governista. Isso afeta a independência do legislativo?
Max Russi – Com certeza não, o presidente Botelho era mais governista, era do mesmo partido que o governador e amigo próximo, diferente do deputado Max, que é de outra legenda e sempre se mostrou independente. Quanto à mudança, é uma gestão que tem dado certo e que em dois anos economizou R$ 100 milhões e devolveu para o governo investir. Quando a gestão está dando certo, nada mais justo do que mantê-la no comando da Casa.
E como o senhor tem trabalhado a questão das emendas junto ao governo. Houve muitas críticas no último ano, inclusive da base do governo. Como o senhor pretende tratar essa questão?
Max Russi – Eu vou trabalhar de forma muito forte para que sejam pagas as emendas de todos os deputados, sejam da base ou oposição. Fui vereador, fui prefeito e sei o que significa uma emenda parlamentar lá para o município que precisa de ações que muitas vezes o governo não consegue ver. Pelo que vemos o governo com a organização que tem feito vai conseguir pagar, senão 100% das emendas, quase tudo.
Ainda sobre as emendas, é possível a AL se organizar em busca de destinar parte das emendas para a compra das vacinas?
Max Russi – É possível e é um interesse dos deputados que, se o governador conseguir comprar diretamente, os parlamentares não tenham dificuldade nenhuma de aportar recursos das suas emendas e recursos da Assembleia se o problema fosse esse. Quanto à legislação, para que o governador possa comprar, estamos aprovando com a maior rapidez para garantir a aquisição. Eu defendo e acredito que o caminho é a vacina e recursos por parte da Assembleia não faltam nesse sentido.
É possível que a Assembleia faça um plano de vacinação para os próprios servidores?
Max Russi – A Assembleia não medirá esforços para ajudar o governador e isso precisa ser amplamente discutido. A Casa fez um fechamento agora porque recebemos duas mil pessoas por dia. Vamos seguir o decreto do governo do Estado, uns dias antes vamos fazer avaliação para saber se daremos sequencia ao isolamento ou abriremos novamente a Casa. Quanto à vacina, é preciso lembrar que existe um plano de vacinação, e vamos discutir como pode ser feito.
Existe um planejamento e previsão de guardar recursos para devolver ao governo?
Max Russi – Hoje quem cuida da questão econômica é o deputado Eduardo Botelho, mas em conversa com ele já f4oi definido que vamos continuar na mesma linha economizando recursos para poder devolver ao Estado para que seja investido na saúde e no social.