O senador Wellington Fagundes (PL-MT) quer utilizar o modelo do Cuiabá Esporte Clube no aperfeiçoamento do Projeto de Lei 5516/2019, que cria a figura da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). A matéria, de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), está sendo relatada pelo líder do PL, senador Carlos Portinho, e foi tratada em reunião nesta quarta-feira, 3, com o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, e dirigentes do clube carioca.
“O Cuiabá, que acaba de subir para a Série A do Campeonato Brasileiro, é um exemplo a ser seguido. Com apenas 12 anos de vida, entrou para a elite do futebol nacional. É um modelo que, se bem aplicado, pode render grandes oportunidades, já que o futebol é, sem dúvida, uma paixão do povo brasileiro” – frisou o parlamentar.
Na segunda-feira, Fagundes esteve na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também tratando do projeto de lei. Ele se reuniu com o presidente Rogério Caboclo, e com o vice-presidente Jurídico da CBF, Carlos Eugênio Lopes, o secretário-geral, Walter Feldman, o diretor jurídico, Luiz Felipe Guimarães Santoro, a gerente jurídica, Regina Sampaio, e com o advogado Edson Moritz.
“Flamengo, na modalidade associativa, e o Cuiabá, como clube-empresa, mostram que é possível fazer futebol com alto grau de profissionalismo em suas gestões” – observou. “Por isso, vamos seguir discutindo e aperfeiçoando essa proposta para que seja um modelo para salvar os clubes, que tem relevância social, especialmente na formação de pessoas na condição de atletas”.
Segundo explicou Fagundes, o projeto em questão estabelece normas de governança, controle e transparência, instituição de meios de financiamento da atividade futebolística e previsão de um sistema tributário transitório. Em 2019, o Cuiabá teve receita líquida de R$ 21,3 milhões e superávit de R$ 1,7 milhão. Com o investimento e estrutura, o time da Capital mato-grossense desponta como referência na região, conquistando títulos importantes, como o de campeão da Copa Verde, título que o levou direto às oitavas de final da Copa do Brasil.