Com direito a show de Xerém, o Fluminense venceu o Ceará, no Castelão, por 3 a 1, dando fim a jejum que já durava 16 anos. A última vitória tricolor no estádio havia sido na semifinal da Copa do Brasil de 2005, quando Marcão, hoje no comando da equipe, era o capitão do time. Os gols da partida foram de John Kennedy, aos 44 do primeiro tempo, Martinelli, aos 13 do segundo tempo, e Samuel, aos 42. Vina, de pênalti, fez valer a lei do ex e descontou para o Ceará, aos 32 da segunda etapa.
Nome do Ceará na temporada, Vina chegou ao seu 13º gol neste Brasileirão. De pênalti, o meia se isolou ainda mais na artilharia da equipe na competição e, por pouco, não guardou mais dois. Um ainda no primeiro tempo, quando a partida estava 0 a 0, e outro na reta final, quando o Flu vencia por 2 a 1.
Com a vitória, o Fluminense chegou ao sétimo jogo de invencibilidade no Campeonato Brasileiro e aos 60 pontos. Com dois a menos do que Atlético-MG e São Paulo, o Tricolor, quinto colocado e já garantido na Pré-Libertadores,segue na briga por uma vaga direta no torneio continental.
Já o Ceará chegou ao quarto jogo sem vitória e estacionou na 12ª posição. A equipe ainda precisa de dois pontos – nos seis que restam – para se garantir matematicamente na Sul-Americana de 2021.
A 1ª etapa foi morna no Castelão e, apesar de ter terminado em 1 a 0 para o Fluminense, foi o Ceará quem chegou com mais perigo. A melhor chance do Vozão foi com Vina, aos 27 minutos. Saulo aproveitou erro de Yago na saída de bola, arrancou e cruzou rasteiro para o meia, que finalizou para fora, rente à trave de Marcos Felipe. Sobral e Charles, de longe, também levaram perigo. Já o Flu marcava forte e tentava sair em contra-ataque. John Kennedy, que já tinha furado e desperdiçado boa chance, recebeu ótimo passe de Nenê e abriu o placar do jogo, aos 44.
Atrás no placar, o Ceará começou pressionando no segundo tempo e viu Nino salvar duas vezes. Primeiro, o zagueiro tirou bola em cima da linha e, depois, deu carrinho certeiro, evitando que Wescley finalizasse de cara para o gol. O Fluminense, por sua vez, tentava sair em velocidade nos contra-ataques. Aos 13, Martinelli aproveitou boa jogada de Nino com Egídio e ampliou o placar. Vina aina descontou de pênalti, aos 32, recolocando o Ceará no jogo. Mas Samuel, aos 42, marcou de cabeça e garantiu a vitória tricolor no Castelão.
Foi a base do Fluminense que garantiu a vitória tricolor nesta segunda-feira. Os três gols foram marcados por jovens formados no clube, que subiram aos profissionais nesta temporada. John Kennedy, Martinelli e Samuel são os nomes das crias!
No sábado, Ceará visita o já rebaixado Coritiba, no Couto Pereira. A partida, válida pela penúltima rodada do Brasileirão, acontece às 18h30 (de Brasília). Já o Fluminense volta a campo no próximo domingo, quando enfrenta o Santos, na Vila Belmiro, às 18h15.