A II Mostra Etnomídia Indígena, que este ano tem o tema Entidades Virtualizadas, está com as inscrições abertas para as oficinas “Videomaping e Ativismo” e “Construindo público nas redes sociais”.
A primeira oficina, “Videomaping e Ativismo”, será realizada de forma presencial de 22 a 26 de fevereiro, das 19h às 22h, no Palácio da Instrução em Cuiabá, Mato Grosso. A atividade será ministrada pela socióloga, artista visual e cênica Luciana Ramin (SP), que tem um currículo vasto como diretora e produtora, se destacando a realização do Festival Perfídia de Performance e Novas Mídias.
A organização ressalta que a atividade seguirá todas as orientações sanitárias, sendo que os participantes deverão estar com máscara, levar sua garrafa de água, álcool gel e manter o distanciamento dos demais participantes.
Segundo Ramin, a oficina além de responder o que é vídeo mapping e ativismo, também irá apresentar artistas que são referências nesse formato, falar sobre a origem do vídeo mapping, suas técnicas e também mostrar como criar conteúdo.
Já a segunda oficina, “Construindo público nas redes sociais”, será realizada de 24 a 26 de fevereiro, das 19h às 22h de Cuiabá, de forma online, por meio do Google Meetes. A atividade será conduzida pela cientista social Laís Maxakali (SP), que é professora, palestrante, pesquisadora e militante no movimento indígena. A oficina também terá a intermediação da estudante Maria Anarrory.
De acordo com Laís, a atividade irá abordar o uso das redes sociais como ferramenta de educação, mobilização e didática. Além disso, os participantes também terão a oportunidade de produzir conteúdo, textos, imagens e vídeos. As atividades serão realizadas das 18h até 21h (horário de Cuiabá), tendo ao todo 12h de duração.
INSCRIÇÕES
Os interessados podem se inscrever gratuitamente nas oficinas através do link. https://oraculocomunica.eco.br/etnomidia-oficinas/?fbclid=IwAR2f5D6ge9pPku6YUOZmh8D4rViTiO1ZFe4UtpUSlComqX_6aOFMWqvwlSk
MOSTRA ETNOMÍDIA
A II Mostra Etnomídia Indígena está em sua segunda edição e será realizada neste ano após a aprovação do projeto pelo edital Feiras e Festivais da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (Secel), por meio da Lei Aldir Blanc.
Além das oficinas, a Mostra também disponibilizará de 1 a 6 de março de 2021 obras audiovisuais sobre a temática indígena no canal do evento no Youtube (link: https://www.youtube.com/c/iimostraetnomidiaindigena/featured) de forma gratuita.
Na mesma semana, a Mostra também irá promover debates ás 19h de Cuiabá entre influencers indígenas de Mato Grosso e de outros estados do Brasil, além de personalidades indígenas em torno do tema etnomídia indígena.