Os atendimentos nas agências do Banco do Brasil, em Mato Grosso, devem retornoar somente na quinta-feira (11). O Sindicato dos Bancários de MT (Seeb/MT) informou que os funcionários vão parar por 24 horas, nessa quarta-feira (10), como forma de protesto contra o plano de funções adotado pela instituição em janeiro, que estaria reduzindo salários e causando demissões.
A decisão foi aprovada em Assembleia virtual realizada pelo Seeb/MT na última sexta-feira (5) por 92% dos votantes.
O funcionário do BB e secretário-geral do sindicato, Alex Rodrigues, disse, em nota, que o objetivo é forçar a direção do Banco dialogar com a Categoria.
Alex também explicou que, com a mudança, escriturários e caixas, ao serem promovidos para assistentes ou gerentes, ingressam na função com salários menores e sem garantia de reajustes. Segundo ele, os assistentes recém-promovidos que optaram pela jornada de seis horas sofrerão redução salarial de 16,25%.
Há duas semanas, os funcionários das agências também suspenderam os atendimentos. A a adesão foi de 100% nas agências de Cuiabá e Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá. A região reúne mais de 100 agências e 1,3 mil funcionários concursados do Banco do Brasil.