Jogando com um grupo que mesclava jovens da base e a ‘sobra’ da equipe que foi recentemente desmontada, o Cuiabá, dirigido pelo técnico interino Franco Muller, não foi páreo para o Vila Nova na partida de volta das quartas de final da Copa Verde. No duelo que movimentou o estádio do Oba, em Goiânia, na tarde desta segunda-feira (08), o Tigrão venceu o Dourado por 3 a 0 com gols de Alan Mineiro, João Pedro e Maurinho.
O Dourado, que por ter vencido o primeiro jogo tinha a vantagem do empate, fez uma péssima apresentação, deixando ser dominado pelo adversário e parecendo desmotivado com a competição. Jogou muito abaixo da média e fez por merecer a derrota diante de um Vila Nova que foi cirúrgico e perfeito.
Com a derrota, o Cuiabá agora esquece a Copa Verde, onde ainda é o atual campeão e passa a se concentrar para a disputa do Estadual que terá abertura no final do mês. Já o Vila Nova avança para as semifinais, onde enfrentará o Brasiliense que eliminou o Atlético Goianiense com vitórias fora e dentro de casa (2 a 1 e 3 a 1).
Primeiro tempo
Jogando em casa, o Vila Nova apresentou uma postura mais agressiva e tomou a atitude, ditando o ritmo da partida. Do outro lado, o Cuiabá jogava com o regulamento, optando por marcação no sistema defensivo, explorando, basicamente os contra-ataques. Mas, o Tigrão estava em tarde inspirada. Assim, aos 13 minutos, criou uma oportunidade. Maurinho ganha de Josiel, cruza para Henan, que domina livre de marcação. Na hora da finalização, o camisa 9 se atrapalha e a defesa do Cuiabá aparece para afastar o perigo.
Aos 19 minutos, de novo o Vila. Dudu recebe na entrada da área, arrisca para o gol. O chute sai com perigo e assusta João Carlos. Boa chegada do time goiano. O Cuiabá seguia trocando passes na linha de meio campo e só teve sua primeira finalização com chute de fora da área de Pierini que passou sem perigo, aos 30 minutos. Aos 33 minutos, o Tigrão abriu o placar. Alan Mineiro recebe com liberdade, avança, ajeita a bola e chuta forte de fora da área. A bola vai no ângulo de João Carlos, que até foi nela, mas não encontrou. Vila Nova 1 a 0.
Ao invés de diminuir o ritmo, o Vila Nova exerceu pressão nos instantes finais do primeiro tempo. Aos 38 minutos, Alan Mineiro faz boa jogada, passa para João Pedro que cruza na área. Henan aparece entre a defesa, sobe e testa para o gol. A bola passa por cima. Aos 43 minutos, o Tigrão ampliou. Dudu rouba a bola, encontra Alan Mineiro, que descola belo lançamento. João Pedro aparece nas costas de Gava, que falha no corte, domina dentro da área e bate rasteiro para fazer 2 a 0.
Segundo tempo
Na segunda parte, o ritmo seguiu igual. O Vila Nova com domínio da partida e o Dourado apático, ainda parecendo estar de ressaca do acesso à Série A. Contudo, o time cuiabano foi um pouco melhor e mais seguro nos últimos 45 minutos. Logo aos 9 minutos, teve uma oportunidade. Elton aproveita cruzamento de Felipe Marques, finaliza de dentro da área, mas pega mal e desperdiça a melhor chance do Cuiabá até aqui. A partir daí, o Dourado tentou fazer pressão. Em outro lance, Felipe Marques levanta na área, Josiel chega para completar e jogar no meio da pequena área. A defesa do Vila Nova, ligada no lance, corta.
Mas no momento em que o Cuiabá tinha acordado, veio o castigo em uma jogada de contra-ataque. Maurinho recebe belo passe de calcanhar, passa por dois marcadores, invade a área, tabela com Alan Mineiro, sai na cara de João Carlos e fuzila cruzado. Outro golaço: Vila Nova 3 a 1.
O Cuiabá tentava como podia e teve outra boa chance aos 34 minutos. Elvis cobra, a defesa afasta no primeiro momento, a sobra fica com Felipe Marques, que pega de primeira, mas a bola bate em Eder e sai em escanteio. Aos 39 minutos, o Vila quase transformou a vitória em goleada. Pedro Bambu dá chapéu em Felipe Marques, avança até a linha de fundo, cruza e encontra Henan. O camisa 9 sobe sozinho, cabeceia para baixo, como manda o figurino e a bola sai perto do gol de João Carlos. E o jogo ficou nisso.