O deputado estadual Allan Kardec (PDT), avalia que está atrasada uma ampla discussão com a sociedade sobre a troca de modal de VLT para BRT e defende que isso ocorra o mais breve possível.

“A assembleia ao meu ver errou em não provocar essa discussão e aceitar o pedido do governador sem conversar sobre o assunto”, destacou.

Na visão do parlamentar, o governador Mauro Mendes (DEM), errou em não chamar para conversar com os deputados antes de apresentar sua decisão sobre a troca de modal. “O governo errou por não abrir conversa e apenas comunicar a todos de surpresa sobre a sua decisão”.

Na última quinta-feira (4) a Assembleia realizou uma audiência pública sobre a troca do VLT pelo BRT, o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro, desta vez, defendeu a realização de um plebiscito sobre o modal.

O governador anunciou a troca do modal em dezembro de 2020. O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), chegou a entrar com ações na Justiça para impedir a troca, mas nenhuma foi julgada procedente.

A previsão do governo é que até agosto deste ano as obras sejam iniciadas. Caso não ocorram alterações no cronograma, o novo modal ficaria pronto após dois anos do início das obras, isto é, em agosto de 2023.