O vereador Diego Guimarães (Cidadania) cobrou do governador Mauro Mendes (DEM) o envio dos relatórios do estudo técnico sobre a mudança do modal de transporte para o BRT. Na visão do parlamentar, Mendes tem feito um governo autoritário sem abrir diálogo.
“O governador e sua equipe não abrem diálogo, não conversam. Nós vereadores precisamos ter acesso a esses dados, já fizemos os pedidos porém, sem resposta”.
Questionado se apoia o BRT, o vereador afirmou que “defende o que é melhor para Cuiabá” e que parece tecnicamente viável. “Até onde tenho informações e dados que pude recolher com a Casa Civil, o viável é BRT”, diz.
O governador anunciou a troca do modal em dezembro de 2020. O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), chegou a entrar com ações na Justiça para impedir a troca, mas nenhuma ação foi julgada procedente pela Justiça.
A Assembleia Legislativa também já aprovou um projeto de lei que autoriza a troca do modal.
A previsão do governo é que até agosto deste ano as obras sejam iniciadas. Caso não ocorram alterações no cronograma, o novo modal ficaria pronto após dois anos de início das obras, isto é, em agosto de 2023.