A derrota do Botafogo para o Sport por 1 a 0 na noite desta sexta-feira fez com que o clube carioca se tornasse o campeão brasileiro a ter a queda mais precoce na Série A desde 2006, quando a competição por pontos corridos passou a ter 20 times. O rebaixamento na 34ª rodada veio para sacramentar uma temporada repleta de erros ao longo de 2020 em que o clube contratou 25 jogadores, utilizou quase 60 e teve cinco técnicos.

Antes do Botafogo, o campeão brasileiro que caiu para a Série B mais cedo havia sido o próprio Sport. Em 2009, o clube pernambucano foi rebaixado na 35ª rodada. Em 2014, ano do último rebaixamento alvinegro, o Bota confirmou a queda na penúltima partida do campeonato.

Botafogo é campeão brasileiro a ser rebaixado com mais rodadas de antecedência — Foto: André Durão

Botafogo é campeão brasileiro a ser rebaixado com mais rodadas de antecedência — Foto: André Durão

O Botafogo também tem um dos piores aproveitamentos na história do Campeonato Brasileiro por pontos corridos. Com 23,5% dos pontos conquistados, a equipe tem a quinta pior campanha de 2006 para cá: está na frente apenas de América-RN (2007), Náutico (2013), Avaí (2019) e Paraná (2018).

Além disso, o Botafogo também faz o pior returno de sua história. Com apenas quatro pontos acumulados em 15 jogos, o clube tem um aproveitamento de aproximadamente 9%. Foram 13 derrotas, um empate e uma vitória no segundo turno da competição.

O Botafogo ainda tem quatro rodadas pela frente no Campeonato Brasileiro. Mas, agora, o foco é totalmente no planejamento para a próxima temporada – que começou antes mesmo da definição do futuro do clube no Campeonato Brasileiro. (Globo Esporte)