Um dos recordes mais longevos do Campeonato Brasileiro esteve ameaçado em duas temporadas consecutivas, mas segue pertencendo ao Guarani. Ao empatar por 0 a 0 com o Athletico-PR na noite de quinta-feira, o Internacional perdeu a rara chance de se aproximar do feito alcançado pelo Bugre em 1978. Naquele ano, o time campineiro venceu 11 partidas consecutivas no Brasileirão e conquistou o título. Ao tropeçar na Arena da Baixada, o Inter viu chegar ao fim sua também impressionante sequência, mas de “apenas” nove vitórias.
Sequência de vitórias do Internacional chegou ao fim em Curitiba — Foto: Ricardo Duarte / Internacional
Outro clube que esteve bem perto de superar a marca bugrina foi o Flamengo, no Brasileirão de 2019. Mais uma vez, um empate por 0 a 0 manteve intacto o recorde que é motivo de orgulho para o torcedor do Guarani.
Depois de ter atropelado adversários em oito rodadas seguidas, o Flamengo de Jorge Jesus recebeu o São Paulo no Maracanã, onde até então ostentava aproveitamento de 100%. Apesar do claro domínio rubro-negro (foram 19 finalizações, com sete chances claras de gol), o São Paulo segurou o empate no jogo que marcou a estreia do técnico Fernando Diniz.
No Brasileirão de 2019, o Flamengo perdeu muitos gols e ficou no 0 a 0 com o São Paulo — Foto: André Durão
A sequência do Guarani começou no dia 8 de julho de 1978, com uma vitória por 2 a 1 sobre o Santos, no Brinco de Ouro. Depois, o time dirigido por Carlos Alberto Silva venceu mais dez partidas, a última delas contra o Palmeiras, por 1 a 0, também em Campinas, na final do campeonato.
O Bugre ainda venceu seu jogo de estreia no Brasileirão de 1979, somando assim 12 vitórias consecutivas na competição. Em uma única edição, seu recorde é de 11.
Com Careca, Capitão e Bozó no ataque, Guarani alcançou recorde que resiste até hoje — Foto: Murilo Borges
Outra marca expressiva do alviverde até hoje não superada foi registrada em 1982. Com impressionantes 53 gols em apenas 20 partidas, o Guarani obteve a maior média da história do Brasileirão, com 2,65 gols por jogo.
Confira as 12 vitórias do recorde do Guarani
- Guarani 2 x 1 Santos – Mauro e Zenon (falta)
- Guarani 1 x 0 Botafogo-PB – Careca
- Guarani 3 x 0 Goytacaz – Zenon (falta e pênalti) e Gomes
- Guarani 1 x 0 Botafogo-SP – Zenon
- Londrina 0 x 1 Guarani – Miranda
- Sport 0 x 2 Guarani – Zenon (pênalti) e Capitão
- Guarani 4 x 0 Sport – Miranda, Capitão (2) e Renato
- Guarani 2 x 0 Vasco da Gama – Orlando (contra) e Renato
- Vasco da Gama 1 x 2 Guarani – Zenon (2, um de falta)
- Palmeiras 0 x 1 Guarani – Zenon (pênalti)
- Guarani 1 x 0 Palmeiras – Careca
- XV de Piracicaba 0 x 2 Guarani – Zenon e Capitão (estreia do Brasileirão de 1979)
(Globo Esporte)