Em Mato Grosso, há 23 casos suspeitos de reinfecção por Covid-19 sendo investigados com base nos exames realizados na rede pública pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Nenhum caso no estado foi confirmado até o momento.

As investigações desses casos ainda não foram concluídas, segundo a SES.

A reinfecção ocorre quando a pessoa se recupera da Covid-19 e tempos depois adoece novamente. Para confirmar a recontaminação é preciso provar que o código genético do primeiro vírus seja diferente do segundo. Esse código genético é como se fosse uma impressão digital do vírus.

Entre os critérios usados para detectar esse caso raro, o indivíduo deve ter dois resultados detectáveis de RT-PCR para o vírus SARS-CoV-2, com intervalo igual ou superior a 90 dias entre os dois episódios de infecção.

No país, autoridades de saúde confirmaram cinco casos. O primeiro foi informado pelo Ministério da Saúde em 9 de dezembro. A paciente era uma médica de 37 anos que mora em Natal e trabalha também na Paraíba.

Na última terça-feira (2), o governo confirmou que a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, está em isolamento social após ter sido testada positivo pela Covid-19 pela segunda vez.

Virginia Mendes apresenta os sintomas da doença, diferente da primeira contaminação. Ela está sendo cuidada pela equipe médica que já a acompanha desde que foi submetida ao transplante de rim.

A filha caçula do casal, Maria Luíza, e a colaboradora da família, Maria Vitória, também testaram positivo para o coronavírus.

Mato Grosso já registrou, até esta quarta-feira (03), 221.852 casos confirmados da Covid-19 e 5.214 óbitos em decorrência da doença no estado.