Barcelona passou sufoco, esteve perdendo por dois gols de diferença até os 42 minutos do segundo tempo, mas conseguiu uma incrível virada sobre o Granada fora de casa, nesta quarta-feira, e garantiu classificação à semifinal da Copa do Rei da Espanha. Em um jogo decidido na prorrogação e com brilho de Jordi Alba e Griezmann – autores de dois gols cada -, o time de Messi fez nada menos que 5 a 3. De Jong marcou o outro do Barça, e Kenedy, Soldado e Vico balançaram a rede para os mandantes, que estiveram perto de fazer história, mas estão eliminados.
Partiu, semifinal!
Além do Barcelona, estão classificados Sevilla e Levante. Nesta quinta, Bétis e Athletic Bilbao disputam a última vaga. Os confrontos, decididos em jogos de ida e volta, serão definidos por sorteio.
O tempo normal
O Barcelona começou o jogo pressionando, mas viu o Granada ser mais eficiente em sua melhor chance no primeiro tempo. Após vacilo da defesa rival na saída de bola, Soro roubou e cruzou para o brasileiro Kenedy, ex-Fluminense abrir o placar. Depois do gol, a equipe da casa melhorou no jogo e passou a levar menos perigo até o intervalo.
Na volta para o segundo tempo, o Granada conseguiu ampliar logo no primeiro minuto. Montoro lançou Soldado nas costas de Umtiti e viu o camisa 9 tocar para a rede na saída de Ter Stegen. O Barcelona levou um pouco de tempo para reagir, mas depois dos 15 minutos apertou a equipe rival na defesa. A bola, porém, insistiu em não entrar.
O goleiro Escandell, em pelo menos três boas defesas, e o travessão atrapalharam a vida do Barça, mas a reação começou aos 42. Messi levantou na área e Griezmann se esticou no segundo pau para finalizar. O camisa 7 contou com a sorte, viu a bola bater na trave, no goleiro e entrar. A blitz seguiu, e quando tudo parecia se encaminhar para classificação do Granada, Messi jogou na área para encontrar Griezmann de novo. Desta vez, o camisa 7 escorou para Jordi Alba cabecear para o fundo do gol e levar o jogo para prorrogação. Suárez chegou a ter grande chance para o Granada depois, mas jogou para fora cara a cara com Ter Stegen.
A prorrogação
O Barcelona seguiu apertando no campo de ataque, e Griezmann conseguiu a virada com nove minutos após bom cruzamento de Jordi Alba. Mas quem disse que estaria resolvido? Perto do fim do primeiro tempo, Dest derrubou Neva na área e cometeu pênalti. Vico converteu e levou o 3 a 3 para o intervalo.
Nos 15 minutos finais, porém, o Granada não resistiu. De Jong, após rebote em chute de Messi, e Jordi Alba, depois de bonito cruzamento de Griezmann, deram, finalmente, tranquilidade para o Barcelona na partida. Que venha a semifinal!
- Próximos compromissos
As equipes voltam a campo pela 22ª rodada do Campeonato Espanhol no próximo fim de semana. O Granada, oitavo colocado, visita o Levante no sábado, às 10h (horário de Brasília). O Barcelona, terceiro, encara o Bétis, também fora de casa, às 17h de domingo. (Globo Esporte)