Abel Ferreira possui uma máxima de que são 24 horas para se comemorar ou 24 horas para se lamentar um resultado. Essa filosofia, mesmo diante da exceção que é festejar uma conquista de Copa Libertadores, entrará em ação nesta semana, que apresenta uma nova maratona para o Palmeiras, bicampeão da América do Sul.
Depois de derrotar o Santos por 1 a 0 no Maracanã e levantar o troféu mais cobiçado do continente, o Palmeiras terá nem dois dias completos para festejar: nesta segunda-feira, treino preparativo para o duelo de terça contra o Botafogo, pelo Brasileirão; na sequência, viagem ao Catar para disputar o Mundial de Clubes.
A delegação do Palmeiras, que recebeu folga no domingo, volta a trabalhar nesta segunda-feira. Todos vão passar por novos exames de Covid-19, em virtude do protocolo da CBF.
Para a final da Libertadores, lembra-se, toda a delegação testou negativo nos exames realizados segunda e terça-feira, antes da viagem ao Rio.
Para o Catar, um novo país, o elenco recebeu uma liberação especial em virtude da falta de datas. Caso seguisse à risca as exigências das autoridades do país asiático, o Palmeiras sequer poderia estrear no Mundial no domingo, já que é obrigatória uma quarentena de sete dias em hotel para quem entra no país.
Ao contrário de profissionais de imprensa, o Palmeiras não vai fazer esse isolamento por questões de data. Por outro lado, todos os times estarão em uma sistema de “bolha” durante o Mundial.
Haverá um controle total de acesso, e as delegações não estão autorizadas a frequentar outros locais que não sejam os oficiais da competição – hotéis e estádios. Passeios pela cidade, como é comum em dias de folga nesse tipo de torneio, estão proibidos.
O Palmeiras viaja na noite desta terça-feira, após o jogo com o Botafogo. O voo para o Catar dura 14 horas, e são 6 horas de fuso à frente em relação ao horário Brasil. Portanto, a delegação estará estabelecida já na noite de quarta em Doha
A preparação, diante da nova maratona e a questão sanitária, acaba ficando longe do ideal. Mas nada que preocupe o técnico Abel Ferreira, que ainda evita falar sobre a nova competição, na qual ele pode decidir o título contra o Bayern de Munique.
– Agora é muita emoção, vamos ter tempo para falar isso. Vamos desfrutar e vamos nos preparar.
Cidade de Doha, no Catar, onde será disputado o Mundial — Foto: Fabricio Crepaldi
A estreia do Palmeiras no Mundial está marcada para o domingo, a partir das 15h (de Brasília), com transmissão da TV Globo. A equipe alviverde vai enfrentar quem passar do confronto entre Tigres, do México, e Ulsan, da Coreia do Sul, que jogam na quinta-feira, às 11h. (Globo Esporte)