Agora de forma oficial, Jorge Salgado é o novo presidente do Vasco para o triênio 2021-23. Vencedor das eleições realizadas no dia 14 de novembro, Salgado foi empossado em cerimônia na noite desta sexta-feira, na Sede Náutica do Vasco, na Lagoa – evento que sofreu atraso em função de uma liminar obtida por apoiadores de Leven Siano e que só pôde acontecer graças a um efeito suspensivo concedido em cima da hora.
Jorge Salgado é empossado como presidente do Vasco — Foto: Rafael Ribeiro / Vasco
– Quero entregar um Vasco melhor, menos endividado, mais vencedor, protagonista. A eleição acabou. Passou. Estou aberto a falar com todos os candidatos que ficaram pelo caminho – foram as primeiras palavras de Salgado como presidente empossado.
“O Vasco está aberto a todos os vascaínos’, completou.
– Nossa meta maior durante o mandato vai ser tentar pagar os salários em dia. Nesse momento, temos alguns salários atrasados. Não pagamos novembro, dezembro, não pagar o 13º e já estamos terminando janeiro. A partir de segunda vou correr para pagar esses salários atrasados. Acho que conseguiremos pagar a folha de novembro ao longo da semana que vem – disse.
O presidente do Vasco confirmou também que manterá José Luis Moreira no cargo de VP de Futebol até o fim do Brasileirão para, só depois, “avaliar essa situação”. E contou que conversou com Vanderlei Luxemburgo sobre a partida deste sábado, contra o Atlético-MG.
“Antes dessa solenidade eu falei com o Vanderlei, dei o meu apoio ao time e pedi a ele de presente pela minha posse a vitória amanhã. Ele riu, mas me prometeu isso. Vamos ver se ele cumpre (risos)”, disse.
Por fim, Jorge Salgado garantiu que vai se esforçar para levar paz ao Vasco.
– Eu quero pacificar o Vasco, união total. Quero receber todos os candidatos, não guardo mágoa de ninguém. Todos eles têm projetos, pensaram no Vasco. As divergências existem, mas estou aberto ao diálogo – concluiu.
Novo comando do Conselho Deliberativo
A cerimônia também serviu para eleger a nova composição do Conselho Deliberativo. Em eleição de chapa única, Carlos Fonseca, da “Mais Vasco”, foi eleito e empossado novo presidente do CD. Ao todo foram contabilizados 163 votos: 153 votaram na chapa, quatro votaram em Branco e dois votaram Nulo.
Essa é nova composição do Conselho Deliberativo do Vasco:
Mesa do Conselho Deliberativo do Vasco. Da esq. para dir.: Carlos Fonseca, Renato Brito, Marcelo Rocha e Leandro Coutinho — Foto: Hector Werlang / ge
Liminar atrasou cerimônia
A cerimônia de posse dos conselheiros estava marcada para começar às 19h30 (de Brasília) na Sede Náutica. Mas durante a tarde, por volta de 15h30, o juiz Paulo Roberto Correa concedeu liminar a apoiadores de Leven Siano e impediu o evento de acontecer.
Às 19h30, o Vasco entrou com um recurso alegando, entre outras coisas, que o juiz é sócio estatutário do clube e, portanto, não pode atuar no caso. Pouco depois das 20h, a desembargadora Mônica de Faria Sardas concedeu o efeito suspensivo. Só a partir de então foi que a cerimônia de posse pôde começar. (Globo Esporte)