Já com o acesso garantido para a elite do futebol brasileiro, o Cuiabá não precisou buscar o resultado e comemorou mesmo com uma derrota de 3 a 1 para o Sampaio Corrêa, em plena Arena Pantanal. O visitante indigesto ganhou com gols de Léo Costa e Jakson no primeiro tempo e Dione, nos acréscimos do segundo tempo. O Dourado descontou com belo gol de Felipe Ferreira.

A equipe cuiabana não teve uma boa atuação, talvez relaxado por não haver necessidade de buscar resultado e foi displicente em campo, com direito a pênalti perdido por Élton no início do segundo tempo. A equipe maranhense teve como principal homem em campo o goleiro Mota que fez defesas incríveis e impediu gols do Cuiabá, incluindo o pênalti defendido.

A derrota não impediu a festa dourada. Para comemorar o acesso, centenas de pessoas se concentraram nas imediações da Arena Pantanal, na noite desta sexta-feira.

Houve queima de fogos e homenagens ao ex-jogador Gaúcho, fundador do clube, que faleceu em 2016. Após a festa com direito a show de banda regional, uma carreata deve sair da Arena com destino à Avenida Getúlio Vargas.

Através de sua conta no Twitter, o Corinthians parabenizou o Cuiabá pelo o acesso conquistado. Rivais estaduais também parabenizaram o feito do Dourado.

Jogadores do Cuiabá no momento em que foram informados do acesso à Série A

O acesso à Série A foi oficializado momentos antes do Cuiabá entrar em campo. O empate entre CSA – primeiro time fora do G-4 – diante do Brasil-RS em casa, um pouco mais cedo, foi o suficiente para o Dourado subir já que com o tropeço o time alagoano que tem 57 pontos, só pode chegar a no máximo 60 e não alcança mais o time cuiabano que soma 61. Os jogadores foram informados do acesso ainda quando participavam dos aquecimentos na Arena Pantanal. Houve forte vibração, muitos abraços e comemoração como se o time tivesse ganho um título.

Outras imagens da festa do acesso

Primeiro tempo

Jogando com a cabeça fresca após o acesso, o Cuiabá não forçou e optou por um jogo de cautela. No primeiro tempo a partida foi equilibrada com as duas equipes mostrando ofensividade e criando chances de gol. E o primeiro bom momento foi do Sampaio, aos 3 minutos. Marcinho levanta bola na área e Daniel Felipe aparece para cabecear como manda o manual. A bola toca no chão e sobe raspando a trave de João Carlos.

A resposta do Dourado veio aos 21 minutos. Felipe Marques ganha na corrida da marcação, invade a grande área e cruza para trás com a chegada de Marcinho, que finaliza para fora. Boa chance perdida do Dourado! Aos 30 minutos, o time cuiabano era melhor em campo, chegando a ensaiar uma pressão e obrigando o goleiro do Sampaio a fazer boas defesas. Como aos 34 minutos, quando Gava toca pelo alto, Elton mata no peito, mas na hora do chute, Joazi aparece para frustrar os planos do atacante auriverde.

Três minutos depois, Elton perdeu outra boa chance. Ele recebe outro passe de Gava na frente e no lance acaba escorregando. Mas o camisa 9 ainda consegue levar perigo, com a finalização indo no canto. Mota faz boa defesa, evitando o gol.

O final do primeiro tempo viu o Sampaio mordendo no ataque. E o gol veio aos 41 minutos. Em falta na entrada da área, Marcinho observa cochilada da marcação e deixa Jackson em boa posição para emendar uma bomba no gol, sem chances de reação do João Carlos. Sampaio 1 a 0. E aos 45, no último lance, veio o segundo gol dos visitantes. André Luiz lança Léo Costa dentro da grande área, que aproveita uma saída errada de João Carlos para apenas escorar e ampliar marcador na Arena Pantanal: 2 a 0.

Segundo tempo

Logo no início da segunda etapa, o Cuiabá teve uma chance de ouro para diminuir o placar. Após uma boa jogada de ataque, Elton tenta limpar, mas Mota chega atrasado e derruba jogador auriverde. Juiz marca pênalti. Elton escolhe o canto esquerdo do goleiro Tricolor e Mota vai firme para espalmar. Na sequência, Joazi afasta o rebote.

Aos 12 minutos, o Cuiabá desperdiçou outra boa chance. Felipe Marques invade a grande área e cruza rasteiro para Elton. Na finalização, o atacante, sem inspiração, isola por cima do gol. Aos 15 minutos, de novo o Sampaio chega com perigo: Diego Tavares avança pela direita e cruza rasteiro buscando Jackson. O atacante toca e João Carlos aparece para evitar o terceiro do time maranhense. A atuação do Dourado não agradava e o técnico Alan Aal gritava a todo momento com seus jogadores.

O Dourado passou a tomar conta do jogo a partir dos 25 minutos. Assim, Matheus Barbosa vê Felipe Ferreira livre de marcação na entrada da área, e chuta forte, sem chances para o goleiro Mota. Um golaço. O Dourado diminui na Arena. Aos 34 minutos, o Cuiabá teve a chance de empatar e desperdiçou chance incrível. Yago é lançado na ponta direita, deixa o Joazi na saudade e chuta. Finalização para em Mota, que estava em noite inspirada. Aos 42 minutos, Gava levanta bola na área e Jenilson cabeceia forte, de ‘peixinho’ levando perigo pelo lado esquerdo de Mota.

E no momento em que o Cuiabá estava melhor e pressionando pelo gol de empate, o Sampaio ampliou. Maílson recebe pela direita e toca com Dione na entrada da área. O atacante engana João Carlos e muda direção do chute para ampliar o marcador. Visitante indigesto o Sampaio que colocou um pouco de água no chope do Dourado.

Próximo jogo

O Cuiabá volta a campo pela Série B no dia 29 deste mês, às 20h30 (horário de MT), para enfrentar o CRB no estádio Rei Pelé. Essa partida é válida pela 38ª e última rodada do campeonato. No mesmo dia e horário, o Sampaio Corrêa enfrenta o Oeste, no estádio Castelão, encerrando sua participação na competição, pela temporada 2020.