O Botafogo anunciou no fim da noite desta quinta-feira Eduardo Freeland como seu novo diretor de futebol. O dirigente estava no cargo de gerente de futebol da base do Flamengo e retorna ao clube alvinegro após três anos. Esse será o primeiro trabalho do dirigente à frente do futebol profissional de um clube.

O gerente de futebol Tulio Lustosa, ex-jogador do Botafogo, segue no clube e vai responder ao novo diretor executivo de futebol do Alvinegro.

Freeland acumula três passagens pelo Botafogo ao longo da carreira com trabalhos voltados às categorias de base. Como gerente geral da base da equipe, conquistou o campeonato Brasileiro sub-20, em 2016. Eduardo Barroca era o treinador do time alvinegro, que venceu o Corinthians na decisão.

– É com grande satisfação que aceito o desafio de exercer o cargo de Diretor de Futebol do Botafogo. Chego com muita vontade de trabalhar nesse projeto de modernização do clube que me foi apresentado pelo Presidente Durcesio Mello. Minha motivação é enorme por retornar a essa instituição de tanta história e com a qual sou bastante identificado – disse o novo diretor alvinegro.

Além do título pelo Bota, o novo mandatário também foi vencedor do Brasileirão Sub-20 pelo Cruzeiro, em 2017, e pelo Flamengo, em 2019. O novo presidente do Botafogo, Durcesio Mello, também comentou sobre a importância do retorno do dirigente para o processo de reestruturação do clube.

– O Freeland é um profissional de altíssimo nível e que chega para comandar a reestruturação e o planejamento do Departamento de Futebol. Vem com muita determinação para atuar na reconstrução do Botafogo – comentou o presidente. (Globo Esporte)