Com 99% de chances de subir para a Série A do Campeonato Brasileiro, segundo as projeções dos sites Infobola e Instituto de Matemática da UFMG, o Cuiabá terá seis chances de ouro para conquistar o inédito acesso à elite, com a possibilidade, inclusive, de já ter subido antes de entrar em campo para enfrentar o Sampaio Corrêa na noite desta sexta-feira (22), na Arena Pantanal, pela penúltima rodada da Série B.

São grandes as chances do time mato-grossense fazer a festa do acesso, salvo por vacilo grande ou se a sorte não permitir. O Dourado ainda tem remotas chances de ultrapassar a Chapecoense e terminar a disputa como vice-campeão, no entanto depende de combinações matemáticas improváveis, como vencer seus dois jogos restantes, torcer para a Chape perder os últimos três jogos e ainda tirar a diferença de 6 gols no saldo que favorece o time catarinense.

São seis ‘matchs points’ (ponto decisivo que encerra o jogo) a favor do Cuiabá que começa a rodada precisando de um ponto apenas para conseguir o acesso. Antes disso, seus concorrentes mais próximos entram em campo e, se algum deles perder ou empatar, o time cuiabano já estará na Série A, independente de outros resultados. O primeiro a entrar em campo é o Juventude que receberá o Figueirense às 15h00 (horário de MT). Um empate ou derrota do time gaúcho significa Cuiabá na primeira divisão. Isso porque o Juventude, sendo o primeiro time fora do G-4, tem 55 pontos e, se empatar nesta rodada, poderá alcançar no máximo a 59 pontos. É o primeiro ‘match point’ do Dourado que já tem 61 pontos.

O segundo ‘match point’, se houver necessidade, será um pouco mais tarde, quando o CSA enfrenta o Brasil de Pelotas às 18h15 (de MT) no estádio Rei Pelé. A situação é a mesma: no caso de um empate ou derrota do CSA, o Dourado sobe, pois o time alagoano soma 56 pontos e se empatar só pode chegar a 60 pontos. E finalmente, o terceiro ‘match point’ é com o próprio Cuiabá em campo, diante do Sampaio: basta um empate para o time ir a 62 pontos e não poderá mais ser alcançado por ninguém.

Outras chances

Se a rodada desta sexta-feira for desastrosa e tudo der errado para o Cuiabá, o time terá mais três ‘matchs points’ na 38ª e última rodada da Série B, que acontecerá no dia 30 deste mês, num sábado. O Cuiabá vai a campo para enfrentar o CRB em sua última apresentação na segundona de 2020, às 15h30 (de MT), no estádio Rei Pelé, em Maceió. O Dourado pode ter as mesmas chances. Se não conseguir o acesso na rodada de sexta (22), o time precisará do empate ou um tropeço do CSA, que sai para jogar contra o Náutico ou do Juventude, que enfrentará o Guarani, no Brinco de Ouro, no mesmo dia. São mais três ‘matchs points’ para o Auriverde.

Chance extra – E se ainda assim tudo der errado e o Dourado desperdiçar os seis ‘matchs points’, ainda pode ser salvo pelo saldo de gols, já que o Juventude soma 55 pontos e pode alcançar o Cuiabá na tabela, indo a 61, com o mesmo número de vitórias (17). No entanto, o time gaúcho precisa tirar a diferença de cinco gols que hoje favorece o time mato-grossense e que pode servir de critério de desempate e definição da vaga na Série A.

Confira como está a classificação da Série B

Confira os jogos da 37ª rodada (horário de Brasília)

Chances de 99% do Dourado

Os sites de projeções e estatísticas mantêm o Dourado com 99% de chances de subir para a Série A. Pelo Infobola, o time cuiabano reúne 99% cravado. Já pelos cálculos do Instituto de Matemática da UFMG, o Cuiabá soma 99,93% de chances de subir para a elite. Veja as projeções:

Chances de acesso segundo o Infobola

Chances de acesso conforme o Instituto de Matemática da UFMG