Contratado pelo Corinthians em novembro do ano passado, o atacante Jonathan Cafú foi o último jogador a reforçar o elenco de Vagner Mancini e, poucos dias após ter sido apresentado, logo estreou com a camisa alvinegra. Porém, após duas partidas pelo clube, ele ‘desapareceu’ e está há dois meses sem ser utilizado.

Até agora, Cafú defendeu o Corinthians por apenas 84 minutos: 14 na estreia, contra o Atlético-MG, e 70 diante do Grêmio, no dia 22 de novembro.

Uma das explicações para o sumiço do atacante é a Covid-19. Em 19 de dezembro, o Corinthians anunciou que o jogador havia testado positivo para o coronavírus e, por isso, seria afastado do elenco.

No entanto, antes disso ele já havia ficado no banco contra Coritiba e nem sequer foi relacionado para os duelos diante de Fortaleza e São Paulo.

Após cumprir quarentena, Cafú foi reintegrado ao elenco alvinegro no começo do ano, em 4 de janeiro. Mesmo assim, ficou fora até do banco de reservas nos duelos contra Fluminense e Palmeiras.

Quando o atacante chegou ao Timão, Vagner Mancini fez diversos elogios a ele.

– O Jonathan Cafú tem o entendimento de jogo, tem uma leitura tática interessante e força física, por isso ele é diferente dos atacantes que temos aqui. Ele tem um pouco mais de força física, o futebol atual tem todas as equipes se defendendo em duas linhas de quatro e você precisa de jogador que quebra linha de marcação – disse o treinador à época.

Porém, após escalar o jogador como titular, Mancini admitiu que precisava dar mais tempo para ele se condicionar e se entrosar com elenco alvinegro. No fim de novembro, após partida contra o Coritiba, o técnico explicou:

– A opção hoje de não usar o Jonathan Cafú foi porque eu, Mancini, acelerei o processo com ele. E não posso ser injusto com o atleta, o Jonathan Cafú na semana do Atlético-MG estava fora do banco, e quando perdemos Vital e Jô ele se prontificou a entrar mesmo não estando em condições. E eu acabei utilizando o atleta de uma forma precipitada, eu tenho que falar isso. Tenho que dar a ele um tempo de preparação. Ele vinha sem jogar por bastante tempo e isso pode atrapalhar sua passagem no Corinthians, é bom dar essa explicação. Mas pode retomar, entrar nas partidas, acho difícil neste momento sair jogando, mas pode entrar para ter a condição de brigar em igualdade com outros atletas.

Na semana passada, quando perguntado sobre novas chances ao atacante, Mancini disse que ele voltaria a ter chances, mas não especificou quando.

O contrato de Jonathan Cafú com o Corinthians vai até o fim de 2023. Ele chegou ao Timão após rescindir com o Bordeaux, da França, clube que era dono de seus direitos, e com o Al-Hazm, da Arábia Saudita, onde estava emprestado desde janeiro do ano passado. (Globo Esporte)