O Grêmio enfrenta o Atlético-MG na noite desta quarta-feira, às 19h15 (horário de Brasília), na Arena, pela 31ª rodada do Brasileirão. O duelo particular entre Renato Portaluppi e Jorge Sampaoli pende, no momento, para o lado argentino. O comandante gremista tem a chance de empatar o “placar” dos encontros até o momento.
São três jogos até aqui entre os dois treinadores. Ano passado, Grêmio e Santos se enfrentaram duas vezes, com vitória paulista em Porto Alegre e gaúcha no litoral paulista — a única, aliás, dentro da Vila Belmiro.
Na temporada 2020 que adentrou 2021, o Galo recebeu e venceu o Grêmio por 3 a 1 no primeiro turno. Agora, é a chance do time de Renato devolver o resultado e igualar essa disputa.
Em 2019, na primeira experiência de Sampaoli no futebol brasileiro, Renato teceu vários elogios ao argentino e disse que o Santos era das poucas equipes que valorizaram a bola e “jogavam bonito”. Ao mesmo tempo, o treinador do Grêmio também citava a necessidade de títulos para consolidar um trabalho.
Os jogos entre Renato e Sampaoli
- Grêmio 1×2 Santos – 1ª rodada – Brasileirão 2019
- Santos 0x3 Grêmio – 20ª rodada – Brasileirão 2019
- Atlético-MG 3×1 Grêmio – 15ª rodada – Brasileirão 2020
– É a capacidade de cada um. No momento que vem estrangeiros, a gente aprende com eles também, como aprendem com a gente. São trocas de informações, você vê o trabalho, ele vê o que é feito no Brasil, temos o Tite que está fazendo um trabalho maravilhoso na Seleção e aprendemos. Troca de informação, de modo de trabalhar, é importante para o estrangeiro e para a gente aqui também – analisou Renato.
Renato e Sampaoli em Atlético-MG 3×1 Grêmio — Foto: Pedro Souza/Atlético-MG
Sampaoli só perdeu duas vezes como mandante em jogos pelo Brasileirão. E uma destas derrotas foi justamente para Renato Portaluppi em 2019 — a outra foi para o Athletico, em 2020.
Ao mesmo tempo, o Galo não tem bom rendimento como visitante. Tem cinco vitórias, é verdade, mas perdeu sete jogos. Bahia, Coritiba, Goiás Sport, com nove, e Athletico e Fortaleza, com oito, ficam à frente com campanhas piores.
O Grêmio não deve ter Geromel para o duelo desta quarta-feira, mas deve ter a presença de Matheus Henrique no meio-campo, apesar de pancada sofrida na panturrilha esquerda no jogo contra o Palmeiras. Lucas Silva volta após cumprir suspensão.
- Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).
- Data e horário: quarta-feira (20/01), às 19h15 (horário de Brasília) .
- Provável Grêmio: Vanderlei; Victor Ferraz, Rodrigues, Kannemann e Diogo Barbosa; Lucas Silva, Darlan (Matheus Henrique ou Maicon), Alisson, Jean Pyerre e Pepê; Diego Souza.
- Quem está fora: Geromel (transição física); Diego Churín e Leonardo Gomes (lesionado).
- Pendurados: Vanderlei, Geromel, Kannemann, Matheus Henrique, Darlan e Robinho.
- Provável Atlético-MG: Everson; Guga, Réver, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Alan Franco e Hyoran; Savarino, Keno e Vargas.
- Quem está fora: Jair (suspenso), Zaracho (estiramento na coxa esquerda) e Diego Tardelli (transição física).
- Pendurados: Dylan Borrero, Gabriel, Guga, Hyoran, Igor Rabello e Jorge Sampaoli.
- Transmissão: Premiere (Gustavo Villani, PVC e Fabio Júnior)
- Arbitragem: Raphael Claus (Fifa-SP), auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP) e Alex Ang Ribeiro (SP). Árbitro de vídeo: Rodrigo Ferreira do Amaral (SP)
(Globo Esporte)