O presidente do Paraná Clube, Leonardo Oliveira, renunciou ao cargo após a derrota para o Cuiabá, na noite desta terça-feira (19), durante a 36ª rodada da Série B do Brasileiro. A carta de renúncia foi entregue ao Conselho Deliberativo.

Leonardo Oliveira deixa o cargo com o Tricolor perto do rebaixamento à Série C. Faltando duas rodadas, o time é o 18º na classificação, com 36 pontos, três abaixo do primeiro time fora do Z-4 – essa diferença pode aumentar para seis pontos, caso Vitória e Náutico vençam nesta quarta-feira.

Segundo o estatuto do Paraná Clube, o Conselho Consultivo indicará um nome para assumir a presidência de forma interina. Será aberto ainda um prazo de 60 dias para cadastro de novas chapas.

Oliveira estava no segundo mandato como presidente do Paraná – ele foi eleito primeiro para o triênio 2016-2018, sendo reeleito depois para 2019-2021. Neste período, ele conseguiu o acesso do Tricolor à Série A, em 2017, e foi reeleito justamente após o rebaixamento à Série B, em 2018.

Nos últimos meses, Leonardo Oliveira estava isolado e raramente aparecia no CT do clube. Além da crise dentro de campo, o Paraná vem lutando com problemas financeiros já nos últimos anos.

Em outubro de 2019, alguns nomes da diretoria deixaram os cargos, como o 2º vice-presidente, Jamil Afonso Thomaz, e o gestor financeiro, Fernando Giraldi. Em abril do ano passado, Jefferson Klippel, ex-médico do clube, que também renunciou ao cargo de 1º vice-presidente.

Na terça-feira foi realizada a a eleição da Mesa Diretora do Conselho Deliberativo do Paraná Clube, com vitória da chapa “Luta & União”, que tem Renato Cesar Buck Collere como presidente. A votação foi feita virtualmente, com a participação de 204 conselheiros.

A renúncia de Leonardo Oliveira é a segunda seguida na presidência do Paraná Clube. Em março de 2015, Rubens Bohlen também entregou o cargo, pressionado por problemas financeiros e salários atrasados.

Próximos jogos do Paraná Clube

  • Oeste x Paraná – 26/01, terça, 19h15 – Arena Barueri
  • Paraná x Cruzeiro – 30/01, sábado, 16h30, Vila Capanema

(Globo Esporte)