O sonho de subir para Série A do Campeonato Brasileiro deste ano já é quase uma realidade para o Cuiabá. No jogo contra o Paraná, na noite desta terça-feira, na Vila Capanema, o Dourado fez melhor que a encomenda, vencendo por 2 a 0 com um show de bola e um futebol convincente. Elvis, no primeiro tempo e Yago, na segunda parte, fizeram os gols que levaram o time mato-grossense aos 61 pontos e a só depender de um ponto, nos próximos dois jogos, para garantir o acesso sem depender de outros resultados.

A festa do acesso só não veio nesta noite porque o CSA, que era o primeiro fora do G-4, venceu o Botafogo-SP fora de casa (3 a 1) e ultrapassou o Juventude, entrando na briga pela vaga e ainda se tornando uma ameaça. Por outro lado, com a derrota, o time do Paraná está praticamente rebaixado para a Série C.

Primeiro tempo

O Cuiabá entrou em campo pronto para uma ‘guerra’ contra o Paraná, que precisava da vitória a qualquer preço para fugir do rebaixamento. Bem postado em campo e organizado, o Dourado sofreu leve pressão no início, mas acabou tendo domínio da primeira etapa, criando as melhores situações e controlando o adversário que não conseguia infiltrar. Mas, a primeira boa chance foi do Paraná, logo no começo do jogo, aos 2 minutos. Higor Meritão começa a jogada e encontra Juninho, que vai a linha de fundo e faz o cruzamento rasteiro para trás. O próprio Meritão acompanha a jogada, invade área e com liberdade finaliza. Mas a bola sai a esquerda de João Carlos. Quase o gol.

Depois desse lance, o Dourado equilibrou as ações, avançou sua marcação e passou a ter o domínio. Assim, chegou ao gol aos 15 minutos. Lucas Ramon pega a sobra da defesa, cruza na medida e encontra Elvis livre dentro da área. O camisa 10 do Cuiabá, de peixinho, desloca Renan e marca. Cuiabá 1 a 0. Dois minutos depois, o Cuiabá reclamou de um pênalti não marcado. Felipe Marques aparece no ataque e acaba derrubado por Jean dentro da área. O atacante pede pênalti, mas o árbitro marca apenas escanteio. A ‘Central do Apito’ apontou que houve pênalti a favor do Dourado.

A partida seguiu cadenciada até os 45 minutos, com o Cuiabá tendo domínio tranquilo, sem se arriscar e com uma linha de zagueiros marcando forte para evitar os contra-golpes.

Segundo tempo

Na segunda parte, o Paraná avançou em busca do gol começando a 100 por hora. E logo aos 7 minutos, quase empatou. Guilherme Biteco dá toque de letra para Renan Bressa, que arrisca para o gol e força João Carlos fazer boa defesa. Quase! Aos 11 minutos, Bressan teve outra boa oportunidade. Ele recebeu na intermediária e arriscou longe. A bola sai à direita de João Carlos.

Aos 24 minutos, o Cuiabá teve ótima chance de ampliar. Em jogada de contra-ataque, Yago recebeu, limpou o marcador e chutou para a excelente defesa de Renan. Quase o segundo gol.

Mas, em outra jogada de contra-ataque, o Cuiabá chegou ao seu segundo gol. Matheus Barbosa dá bela enfiada de bola, Yago aparece nas costas da Phelipe Maia, avança em velocidade e dá um toque sutil por cima na saída de Renan para ampliar o jogo. Um belo gol e o Cuiabá amplia para 2 a 0.

Yago corre para comemorar o segundo gol

Após o gol, o Cuiabá passou a trocar os passes no meio de campo, procurando acalmar o jogo. Mesmo assim, manteve o domínio e a vantagem sem sofrer ameaças até o trilo final do juiz aos 50 minutos.

Ao final do jogo, o resultado foi muito comemorado pelos jogadores do Cuiabá e pela comissão técnica. Na prática, a equipe só depende de um empate contra o Sampaio Corrêa no próximo jogo, na Arena Pantanal, na sexta-feira. Mas, o acesso também pode vir se o Dourado perder, desde que ou o Juventude ou o CSA percam ou empatem.

Para perder a vaga, o Dourado teria que perder seus próximos dois jogos e Juventude e CSA vencerem os dois jogos restantes. Ou seja, na linguagem futebolística isso significa dizer um ‘milagre’. As chances de o time cuiabano subir para a elite foram a 99% de acordo com o site Infobola (http://www.infobola.com.br/) que faz a medição instantânea das probabilidades.

Próximos jogos

O Cuiabá volta a campo para enfrentar o Sampaio Corrêa, nesta sexta-feira (22), em jogo válido pela penúltima rodada do Brasileiro da Série B. Essa partida está marcada para as 20h30 (horário de MT), na Arena Pantanal. Já o Paraná sai para encarar o Oeste, na terça-feira seguinte (26) às 18h15 (de MT), na Arena Barueri.

Confira a classificação da Série B

Jogos da 36ª rodada da Série B (horário de Brasília)