A primeira vez é inesquecível? Para o Figueirense, certamente a primeira vitória em 2021 segue à risca essa máxima. Com uma boa atuação, o Alvinegro atropelou o Brasil de Pelotas na tarde desta sexta-feira ao vencer por 3 a 0, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis, pela 35ª rodada da Série B do Brasileiro. Itinga, Dudu e Diego Gonçalves fizeram os gols.

Como fica?

A vitória, além de garantir a recuperação do Figueirense após três partidas sem vencer, tira o time de forma momentânea da zona de rebaixamento. O Furacão chega aos 39 pontos, na 15ª posição, e ultrapassa Náutico e Vitória, que entram em campo apenas no domingo. O Brasil de Pelotas, que ainda nutria esperança de chegar à elite, vê a chance se tornar quase nula. O Xavante permanece com 47 pontos, na 10ª colocação.

Primeiro tempo

Apenas o Figueirense jogou na etapa inicial. Ciente da luta contra a degola, o Alvinegro não deu chances ao Brasil de Pelotas. Jogou no campo de ataque e atormentou o sistema defensivo xavante. Aos 15 minutos, Bruno Michel encobriu Rafael Martins, mas acertou o travessão. Os mandantes se empolgaram e chegaram ao primeiro gol três minutos depois. Dudu arriscou de fora da área, Rafael Martins espalmou para frente e Geovane Itinga não perdoou: 1 a 0. Com o gol, o Figueira ficou mais tranquilo, rodou a bola e esperou os espaços para ampliar. O segundo saiu aos 29, quando Everton Santos cruzou para Dudu completar. Ainda dava tempo de fazer outro. Nos acréscimos, aos 47, Diego Gonçalves cruzou e Leandro Camilo cortou com o braço. Pênalti. O próprio Diego pegou a bola e chutou no canto direito de Rafael Martins, que acertou o lado, mas não alcançou. Pela primeira vez na Série B o Figueira foi para o intervalo com vantagem de três gols.

Segundo tempo

O Figueirense manteve a intensidade no segundo tempo e criou mais oportunidades para ampliar, mas viu o goleiro Rafael Martins se recuperar do primeiro tempo e evitar um placar maior a favor do time da casa. Aos 16 minutos, Itinga recegeu de Dudu e chutou, mas o arqueiro xavante fez grande defesa. Aos 19, Diego Gonçalves bateu com perigo, e a bola saiu muito perto. Cinco minutos depois, o artilheiro arrematou mais uma bem próxima da meta gaúcha. E quando a bola foi no gol, Martins brilhou de novo. Aos 26, após cobrança de escanteio, Alemão apareceu livre na pequena área e bateu, mas o goleiro fez nova defesa. Com as trocas dois dois lados, o Brasil passou a tentar o gol no fim da partida. Aos 34, Bruno José chutou perto da meta do Furacão. Quatro minutos depois, Léo Ferraz recebeu fora da área, girou e bateu para defesa de Rodolfo Castro. Aos 46, Rodrigo Ferreira levou perigo em cobrança de falta. Assim, o placar do primeiro tempo prevaleceu.

Na agenda!

Figueirense e Brasil de Pelotas voltam a campo na terça-feira. O Xavante encara o América-MG, às 16h, no Bento Freitas. Nas duas últimas rodadas, os adversários serão CSA e Vitória. O Alvinegro vai até Maceió, local da partida contra o CRB, às 19h15. Em seguida, o Furacão encara Juventude e Ponte Preta. (Globo Esporte)