Mesmo sem realizar uma grande apresentação tecnicamente, o Cuiabá não tomou conhecimento dos problemas do adversário e goleou o Guarani, desfalcado devido ao surto de Covid que atingiu 17 jogadores do elenco, em jogo realizado na noite desta quinta-feira (14), na Arena Pantanal. Além dos desfalques do adversário, o Dourado ainda foi beneficiado pela expulsão de um jogador do Guarani logo aos 10 minutos do primeiro tempo. Ficou fácil para vencer sem sustos por 4 a 0 com gols de Marcinho, Elton, Rafael Gava e Jenison.
O Cuiabá soube aproveitar bem a superioridade numérica em campo para impor domínio e fazer um jogo de ataque contra defesa, na maior parte do tempo. Com esta importante vitória, o time cuiabano abriu seis pontos para o quarto colocado dentro do G-4, se aproximando do acesso à Série A do Brasileiro. Uma nova vitória nos três jogos que ainda faltam na Série B, pode garantir a presença do time na elite do futebol brasileiro ainda este ano.
Por pouco essa partida não aconteceu, já que o Guarani, com surto de coronavírus no elenco, viajou com apenas 15 jogadores e foi notificada da contaminação de mais três jogadores quando já estava em Cuiabá. Como a regra determina que o time para jogar deve ter ao menos 13 jogadores relacionados, a direção do clube teve que convocar o lateral Lucas Abreu em última hora. Ele pegou o avião de São Paulo já no período da tarde, rumo a Cuiabá e chegou à Arena Pantanal faltando 20 minutos para o início da partida. Teve jogo.
Primeiro tempo
Apesar de entrar totalmente desmantelado devido ao surto de coronavírus na equipe, o Guarani chegou atrevido à Arena Pantanal. A equipe campineira partiu para cima com a intenção de surpreender, tendo mais posse de bola e domínio de jogo até os 10 minutos, quando teve um jogador expulso. O lateral Cristovam perdeu na velocidade para Felipe Marques e puxou o atacante do Cuiabá na entrada da área. O juiz cumpriu a regra e o Guarani ficou com um a menos, complicando ainda mais sua situação.
Apesar da expulsão cedo, Guarani ainda fazia um bom primeiro tempo e chegou a incomodar o gol de João Carlos por pelo menos duas vezes. Como aos 13 minutos, quando o ex-Cuiabá Bruno Sávio arriscou de fora da área e João Carlos fez uma bela ponte, defendendo e colocando para escanteio. Por pouco o placar não foi aberto na Arena Pantanal. Um minuto depois, Bruno Sávio, no primeiro pau, subiu sozinho, cabeceou e a bola bateu na trave. Na sequência, Eliel, escorregou e mandou para fora. Guarani perde chance incrível. Foi o melhor momento do Bugre em toda a partida.
Embora com a ansiedade de marcar gol já incomodando, o Dourado abriu o placar aos 30 minutos, através de Marcinho. Em jogada ensaiada, Elvis cruzou e encontrou Anderson Conceição, que cabeceou forte para o gol. Lucas Cardoso salvou na primeira, mas o rebote caiu nos pés de Marcinho, que não teve trabalho para estufar a rede. Cuiabá 1 a 0.
A porteira estava aberta na Arena Pantanal. Não demorou e veio o segundo gol, aos 34 minutos. Gava lançou Marcinho, que de peito, deu passe açucarado para Elton. O atacante de fora da área bateu com força e venceu Lucas Cardoso, ampliando para o Dourado. Um belíssimo gol: 2 a 0.
O Dourado teve ótima chance de ampliar aos 40 minutos. Auremir foi à linha de fundo e cruzou para trás. Elton deixou passar e a bola chegou limpa para Elvis finalizar. A bola tinha endereço, mas explodiu em um zagueiro. Impedido, Elton ainda botou para as redes, mas o bandeira viu a irregularidade e o juiz não validou o que seria o terceiro gol do Dourado.
Segundo tempo
O Cuiabá reduziu o ritmo no segundo tempo e a partida perdeu a intensidade na Arena. Mesmo assim, de toque em toque foi chegando. Lucas Ramon entrou com liberdade na direita, cruzou, a bola bateu em Didi e parou nos pés de Rafael Gava. O meia coloca no canto de Lucas Cardoso para marcar o terceiro.
A partida esfriou nesse ponto. Enquanto o Guarani sentindo os desfalques não teve forças para atacar, do outro lado o Dourado optou pelo jogo seguro, evitando um duelo de ‘alta tensão’, até mesmo para se preservar, diante da maratona de jogos que vinha tendo.
Aos 26 minutos o Cuiabá atacou novamente com perigo e chegou ao quarto gol, através de Jenison, aproveitando uma falha do goleiro Lucas Cardoso que deu o rebote aos seus pés. O atacante do Dourado limpou a jogada e bateu sem goleiro: 4 a 0.
O Dourado ainda voltou a balançar as redes aos 44 minutos, quando Maxwell tabelou com Jenison e saiu na cara de Lucas Cardoso. A arbitragem vê posição irregular acertadamente e anula o gol. Depois disso o Guarani se limitou a tocar a bola e a esperar o tempo passar para evitar uma goleada drástica. O time do Cuiabá não forçou muito e o jogo ficou nisso.
Veja gols e melhores momentos da partida
Embora com menor posse de bola que o adversário durante o jogo (51% a 49%), o Dourado teve 21 finalizações contra apenas 6 do adversário. Agora com 58 pontos, o Cuiabá ficou muito próximo da pontuação projetada para confirmar o acesso à elite do futebol nacional.
Próximos jogos
Na próxima rodada, o Cuiabá sai para enfrentar o Paraná no estádio Durival Britto em confronto agendado para a próxima terça-feira (19), às 20h30 (de MT). Essa partida vale pela antepenúltima rodada da Série B 2020. Já o Guarani receberá em casa o Vitória em partida marcada para a quarta-feira (20), no estádio Brinco de Ouro, em Campinas, às 15 horas (de MT).
Confira a classificação atualizada da Série B
Veja os jogos da 35ª rodada (horário de Brasília)