O Brasil sofreu mais um desfalque para o Mundial masculino de handebol. Nesta quinta-feira, a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) anunciou que o ponta esquerdo Felipe Borges testou positivo para covid-19 ao desembarcar no Egito, na quarta-feira. O Brasil estreia nesta sexta, às 14h, contra a Espanha.
É a terceira baixa na seleção brasileira para o Mundial. O coronavírus já havia retirado da competição o goleiro Leonardo Terçariol e o lateral esquerdo Thiagus Petrus. Cinco membros da comissão técnica, incluindo o técnico Marcus Tatá, também testaram positivo nos últimos dias.
Borges é um dos jogadores mais experientes do Brasil, com seis Mundiais no currículo além das Olimpíadas do Rio de Janeiro. Sem ele, o Brasil só conta com Cleber de Andrade para a posição da ponta esquerda. A CBHb ainda vai anunciar um suplente para a vaga de Borges.
Outras equipes também estão sofrendo com casos de covid-19. As seleções da República Tcheca e dos Estados Unidos tiveram de desistir do Mundial e foram substituídas de última hora por Macedônia e Suíça.
Para garantir a segurança dos atletas, o Mundial de handebol vai seguir o exemplo da bolha da NBA. Alguns hotéis do Egito foram destinados exclusivamente às equipes participantes. Para viajar ao Egito, todos precisam de um teste negativo do tipo PCR até 72 horas antes do embarque. As seleções são recebidas com medição de temperatura e um novo teste PCR. Quem está na bolha precisa repetir o teste PCR a cada 72 horas. Assim, a organização do Mundial prevê a realização de 20 mil testes do tipo PCR.
Goleiros
Cesar de Almeida “Bombom” (Toulouse)
Maik dos Santos (Liga Taubateana de Handebol SP)
Rangel da Rosa (Club Balonmano Ciudad De Logroño)
Centrais
Henrique Teixeira (CSM Bucharest)
João Pedro da Silva (Club Balonmano Puente Genil)
Arthur Patrianova (Atletico Valladolid)
Laterais Direito
Gustavo Rodrigues (Pontault-Combault Hanball)
José Guilherme Toledo (CS Minaur Baia Mare)
Laterais Esquerdo
Haniel Langaro (Barcelona)
Leonardo Dutra (Orlen Wisla Plock)
Thiago Ponciano (Club Balonmano Ciudad Encantada)
José Luciano Costa (Benfica)
Pivôs
Guilherme Borges “Santista” (Liga Taubateana de Handebol SP)
Rogério Moraes (Veszprém)
Vinícius Teixeira (Liga Taubateana de Handebol SP)
Pontas Direita
Fábio Chiuffa (Dobrogea sud Constanta)
Rudolph Hackbarth (Club Balonmano Ciudad De LogroÑo)
Ponta Esquerda
Cleber de Andrade (Liga Taubateana de Handebol SP)
(Globo Esporte)