O presidente da Assembleia Legislativa, deutado Eduardo Botelho (DEM), publicou um vídeo nas redes sociais, na noite desta quarta-feira (13), em que defende que o governo de Mato Grosso adie a volta das aulas presenciais. nas escolas estaduais, que está prevista para fevereiro.
Ele fala sobre a enquete aberta pela Secretaria de Educação (Seduc) para saber se pais e alunos preferem o retorno 100% presencial, aulas híbridas (parte online e parte presencial) ou que continue apenas com as aulas virtuais.
Saúde com cautela
Com o número crescente de novos casos de contaminação pelo novo coronavírus e o índice elevado de óbitos em Mato Grosso, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, descartou a possibilidade de o estado retomar as aulas presenciais. Segundo ele, as iniciativas de isolamento social têm se tornado pouco eficazes.
A situação vem sendo analisada, sobre a possibilidade de retomada das atividades escolares, na rede pública estadual em Mato Grosso. Ele observou que a população não acredita mais nesse mecanismo de contenção do avanço da Covid-19.
“As ocupações dos leitos das Unidades de Terapia Intensiva, está em crescimento pela infecção da Covid-19. Mato Grosso terá um período desconfortável pela frente. Por isso. não vislumbro a curto prazo a volta às aulas com segurança; sem colapsar ainda mais o sistema de saúde”, disse Figueiredo.
“Não há o que se falar no momento sobre retomada de aulas presenciais. A Seduc está trabalhando para levar aulas de qualidade aos estudantes e estamos abertos às sugestões das entidades, pois é necessário que os estudantes retomem o calendário escolar”, argumentou o secretário de Saúde.