O técnico Abel Ferreira, do Palmeiras, vai precisar de muita cautela no jogo de terça-feira contra o River Plate, válido pelo duelo da volta na semifinal da Copa Libertadores. Apesar da vantagem por 3 a 0 na Argentina, o comandante corre o risco de desfalcar o time alviverde na disputa de uma possível final, em caso de classificação após o duelo no Allianz Parque.
Abel Ferreira recebeu dois cartões amarelos no mata-mata da Libertadores e está pendurado, como qualquer jogador. Se receber mais uma advertência no duelo de terça-feira, fica ausente do banco na decisão dia 30, no Maracanã. A informação foi confirmada com a Conmebol, depois de consulta da reportagem do ge.
O treinador português, único do elenco pendurado para uma possível decisão, recebeu advertências justamente nos dois últimos jogos do Palmeiras na Copa Libertadores. Na ida contra o River Plate, Abel Ferreira acabou levando o cartão amarelo aos 37 minutos do segundo tempo, após reclamação no banco de reservas.
O mesmo motivo levou Abel a ser advertido no jogo da volta das quartas de final contra o Libertad. Quando o placar apontava 1 a 0, nos acréscimos da primeira etapa, o português reclamou de empurrão em Viña e acabou punido com o amarelo pela arbitragem.
Gallardo viu a final de 2018 em um camarote do Santiago Bernabéu — Foto: Reprodução / Instagram
Porém, naquela ocasião, a punição sobressaiu a questão do acúmulo de cartões amarelos. Gallardo descumpriu uma punição da Conmebol na semifinal contra o Grêmio. Na época, suspenso pela entidade, o treinador foi até o vestiário do River Plate e deu instruções aos atletas, algo proibido para o castigo imposto.
A solução da Conmebol veio na decisão contra o Boca Juniors. Marcelo Gallardo acabou sendo ausência nas duas partidas da decisão de 2018. Na ida, em La Bombonera, sequer foi ao estádio. Na volta, em Madri, viu a vitória por 3 a 1 da equipe millonaria em um camarote no estádio Santiago Bernabéu.
Contra o River Plate nesta terça-feira, o Palmeiras tem apenas uma ausência por questões disciplinares. O meio-campista Patrick de Paula levou o terceiro cartão na Argentina e desfalca a equipe de Abel Ferreira na terça-feira. O duelo contra o River começa as 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque. (Globo Esporte)