A vereadora de Cáceres (212 KM de Cuiabá), Valdeniria Dutra Ferreira (PSC) pode ser tornar a segunda mulher na Assembleia Legislativa, caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirme decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) que cassou o mandato de outro deputado, Carlos Avallone (PSDB), pelos crimes de caixa 2 e abuso de poder econômico.
Valdeniria tem essa chance por se tornar agora a primeira suplente de Avalone após a morte do ex-deputado Saturnino Masson nesta quinta-feira (7).
As chances são reais de Valdeniria assumir cadeira de deputada porque Carlos Avallone está cassado pelo TRE pelos crimes de caixa 2 e abuso de poder econômico na campanha de 2018 e só se mantém no cargo porque recorreu ao TSE. Se Avallone não obtiver êxito no recurso, Valdeniria, que se reelegeu para o sexto mandato em Cáceres, ficará com a vaga.
Em 2018, ela concorreu à deputada e conquistou 9.441 votos, ficando na terceira-suplência do PSDB, que garantiu duas vagas com Guilherme Maluf e Wilson Santos. Como Maluf foi para o TCE, Avalone virou titular. E, agora, com a morte de Saturnino, Valdeniria se torna a primeira-suplente.
Atualmente a Assembleia Legislativa tem apenas a Janaína Riva (MDB) como mulher no parlamento.