Quando Palmeiras e River Plate se enfrentaram na Libertadores pela última vez, em 1999, duas das principais apostas das equipes para a semifinal deste ano não haviam nem nascido: os atacantes Gabriel Veron e Julián Álvarez.
Os dois chegam ao confronto decisivo desta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), na Argentina, como as grandes promessas dos dois clubes (somados, têm direitos fixados em mais de meio bilhão de reais), mas já se destacando na competição sul-americana.
Aos 18 anos, Gabriel Veron participou de sete dos dez jogos do Palmeiras na Libertadores até agora e marcou três gols. Assim, tornou-se o mais jovem da história do Verdão a balançar as redes no torneio.
Já Álvarez, com 20, tem trajetória parecida. Formado na base do River, tem um título e um vice de Libertadores no currículo e vai ganhando cada vez mais espaço na equipe do técnico Marcelo Gallardo.
Neste ano, só não participou de um dos dez jogos do time na competição e é o vice-artilheiro do River, com cinco gols, atrás de Borré, com seis – três deles foram marcados nos dois confrontos com o São Paulo, na fase de grupos.
Com dores nas costas, Álvarez foi desfalque de última hora do River no clássico contra o Boca Juniors, sábado passado. No entanto, foi relacionado para o jogo da Libertadores e é opção de Gallardo.
Julian Álvarez fez três gols contra o São Paulo neste ano — Foto: Staff Images/Conmebol
Gabriel Veron e Julián Álvarez também têm se destacado nas seleções de base de seus países. O brasileiro, por exemplo, foi campeão e melhor jogador da Copa do Mundo Sub-17, em 2019, além de já figurar na sub-20.
O argentino também teve várias convocações para as equipes inferiores de seu país. No começo do ano passado, ele foi um dos destaques do elenco que conquistou o Pré-Olímpico, na Colômbia.
O jogador do Palmeiras, porém, tem multa rescisória bem mais alta: 60 milhões de euros (cerca de R$ 380 milhões), contra 25 milhões de euros (cerca de R$ 158 milhões) do argentino.
Provavelmente com a dupla em campo, River Plate e Palmeiras se enfrentam às 21h30 desta terça-feira, no estádio Libertadores de América, em Avellaneda. O segundo jogo será no dia 12, no Allianz Parque. (Globo Esporte)