O padre  Armando Cavallo, construtor da atual Igreja Matriz da Paróquia São Sebastião, no Jardim Paula-I, em Várzea Grande; e fundador da Paróquia Imaculado Coração de Maria, no CPA-IV, na região Norte de Cuiabá,  morreu de causas naturais, aos 89 anos, na noite desta segunda (28), em uma casa para sacerdotes idosos, na Itália.

Ele era nascido na Argentina, mas apaixonado pelo Brasil, principalmente por Mato Grosso. Ele foi o primeiro pároco designado para comandar a Paróquia Coração Imaculada de Maria, no CPA IV, criada pelo falecido arcebispo Dom Bonifácio Piccinini. Católicos de vários bairros da região Norte de Cuiabá, que fizeram batizados, comunhões, crismas, casamentos e velórios com o pároco, lamentaram a morte nas redes sociais.

Segundo nota de pesar da Paróquia no Facebook, Armando nasceu no dia  9 de setembro de 1931, em Rosário (Departamento de Santa Fé), na Argentina. Em junho de 1984 chega em Várzea Grande para atuar na Paróquia São Sebastião, onde construiu a atual igreja e salão de festas.

Oito anos depois, em março de 1992, foi transferido para a Paróquia do Divino Espírito Santo, no CPA-II (Morada da Serra). Depois, a Paróquia Coração Imaculada de Maria foi criada pelo então arcebispo Dom Bonifácio, em 1993, e Armando foi designado como seu primeiro pároco.

Além de Cuiabá e Várzea Grande, padre Armando chegou a atuar no seminário, em Jauru, no Oeste de Mato Grosso; e em Cascavel (noroeste do Paraná).

Vigário geral da arquidiocese, padre Deusdédit Monge de Almeida  

O vigário geral da arquidiocese, padre Deusdédit Monge de Almeida, explicou que padre  Armando “era um padre missionário. Muito benemérito, muito generoso, dedicado”. Na igreja do CPA IV, ele ajudou a levantar a igreja e construir as capelas. Trabalhou na paróquia por 14 anos, quando, em 2008, se muda para a Itália.

O atual vigário substituiu padre Armando após sua mudança para a Europa. Ele lembra que a morte coincidiu com os 30 dias de falecimento de Dom Bonifácio. “Ele encontrá-lo no céu por que era muito amigo dele”, diz. Nos últimos anos, o padre argentino sofria de Alzheimer, mesma doença que atingiu sua mãe.

Ele também deu nome a unidade escolar da rede pública municipal, a pedido da Associação dos Moradores. Desta forma, por determinação   do então prefeito Roberto França, em 2001, foi inaugurada a Creche Padre Armando Cavallo, no Jardim Primeiro de Março.

Fiéis lamentam morte

Nas redes sociais, fiéis católicos que cresceram com o padre Armando lamentaram a morte e agradeceram a sua passagem marcante pela Paróquia Coração Imaculada de Maria. “Vi aquele barracão de madeira se transformar nessa linda igreja”, escreveu Maria Aparecida nos comentários da nota de pesar da igreja. Gizele Dias comenta que teve a honra de servir como coroinha junto com pároco.

“Gratidão por tudo que fez pela nossa Paróquia Coração imaculado de Maria, A sua Paróquia que levantou com tanto amor. Obrigada por ter me ensinado o que é uma vida com Cristo. Foi o primeiro padre que conheci. Um pai espiritual que me ensinou o caminho com Cristo”, também escreve Luana Cristina.

“Rezemos pelo descanso eterno desse grande missionário pregador. Manifestamos nossa sincera gratidão por tudo que ele fez nesta paróquia, que o Deus da vida console a todos. Que a palavra de Deus seja nossa força e nossa esperança!”, encerra nota da paróquia.