No dia 24 de agosto de 2020, o Sport anunciou a contratação do técnico Jair Ventura para substituir Daniel Paulista no cargo. Agora, chegando à reta final da temporada, o treinador completa quatro meses na Ilha do Retiro com a equipe buscando uma nova reação na Série A do Brasileiro. Trajetória que passa por altos e baixos, mas segue com aproveitamento superior ao momento em que assumiu a equipe: de 26,6% para 39,6% – se contar apenas os jogos com o treinador.

A largada de Jair Ventura com o Sport foi o momento de maior impacto, até porque o comandante levou a equipe da zona de rebaixamento ao G-6, entre a sexta e a 13ª rodada. Em meio àquelas oito partidas, viu o aproveitamento do time saltar de 26,7% para 41,7%. O rendimento individual do treinador, por sua vez, era ainda mais discrepante: Jair tinha 79,1% com o Leão.

O Sport com Jair Ventura

  • 198 finalizações do Sport, com uma média de 9,42 por partida
  • 327 finalizações dos adversários, com uma média de 15,5 por partida
  • Marcou 19 gols, com uma média de 1,26 por partida
  • Sofreu 28 gols, com uma média de 1,33 por partida
Quem segura o Sport de Jair Ventura? Leão vive boa fase desde chegada do técnico
Quem segura o Sport de Jair Ventura? Leão vive boa fase desde chegada do técnico

A história começou a mudar no início de outubro, quando o Sport perdeu para o Flamengo por 3 a 0, no Maracanã. Ali, o time iniciou uma sequência de resultados negativos que fizeram a equipe despencar de rendimento e colar no Z-4 outra vez. O percentual com o treinador saiu de 79,1% para 36,8% até o início de dezembro, após a derrota para o São Paulo, na 24ª rodada da Série A.

Agora, o Rubro-negro volta a ensaiar uma recuperação com as duas últimas partidas no Brasileiro, quando venceu o Coritiba e empatou com o Grêmio, ambos na Ilha do Retiro.

Os resultados fizeram o aproveitamento da equipe subir para 39,6% e, até o momento, mantêm o Sport fora da zona de rebaixamento. Mas com o sinal de alerta ligado. Isso porque o Leão tem um ponto acima do Z-4 e o Vasco, primeira equipe na degola, ainda tem uma partida a menos. O Cruz-Maltino enfrenta o Palmeiras dia 27 de janeiro, em duelo atrasado pela 1ª rodada.

De olho neste cenário, o Rubro-negro finaliza o ano de 2020 com o confronto diante do Goiás, às 19h do sábado, na Serrinha.  (Globo Esporte)