As doses chegaram por volta de 5h30 da manhã em um voo da China que fez escala na Suíça e saíram do local com destino a São Paulo às 7h30 . O desembarque no Brasil foi acompanhado pelo secretário de Saúde do estado, Jean Gorinchteyn, e pelo diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.

“São Paulo recebe, na véspera do Natal, mais 5,5 milhões de doses da vacina do Butantan, representando o maior lote já desembarcado no Brasil”, afirmou o governador João Doria no início da semana. “Com isso, São Paulo terá até 31 de dezembro, ainda este ano, 10,8 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 em solo brasileiro”, acrescentou.

O Plano Estadual de Imunização está previsto para ter início no dia 25 de janeiro. No entanto, a vacina ainda precisa de aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A expectativa é de que outros dois carregamentos cheguem ao país na próxima semana, nos dias 28 e 30 de dezembro, totalizando 10,8 milhões de doses.

A maior carga desembarca no Brasil um dia depois do governo de SP adiar novamente a divulgação da taxa de eficácia exata da vacina, após os testes clínicos da fase 3. Apesar disso, o governo de SP anunciou que o imunizante apresentou segurança e eficácia suficientes.